terça-feira, 5 de maio de 2009

Desperdício Zero!


Pessoal,
Vocês já compraram coisas e deixaram esquecidas na geladeira, até um belo dia de limpeza na geladeira, ver aquele alimento podre e ir direto pro lixo??

Ou então produtos nos armários da despensa por tempos e tempos... até que em outro belo dia de limpeza, descobrem que já venceram há anos e anos??

Puxa, eu sim...

É com muita vergonha que venho aqui admitir e contar sobre isso... vergonha mesmo! Hoje joguei fora aquele maço tão lindo de mostarda que até tirei fotos no primeiro dia do Mini-Desafio... estava mortinho da silva hoje, foi pro lixo quase inteiro, pois só fiz uma vez, depois esqueci pra sempre... Outra coisa que foi pro lixo hoje: um pote daqueles grandes de queijo cottage, quase inteiro... tava podre... comprei e não gostei, mas tinha que ter comido, pois foi suuuper caro... Joguei também algumas gelatinas lights... (porque compro isso toda vez que começo dieta, sendo que nunca faço??? mistério...), uma estava vencida desde janeiro de 2008 (!!!!). Pode?

Vergonha, vergonha, vergonha!

E é com toda essa vergonha na cara, que venho hoje aqui expor essa coisa horrível chamada desperdício, e me comprometer a evitar ao máximo que isso se repita!

Vou propor a mim mesma o seguinte Desafio: DESPERDÍCIO ZERO! E a partir de hoje, cada alimento que eu deixar estragar ou vencer, vou anotar no quadro ali ao lado. É um compromisso comigo mesma. Não vou mentir nem omitir nada. Isso é um absurdo e não pode acontecer.

Algumas ações: arrumar os armários e colocar na frente o que vai vencer antes; planejar as refeições incluindo o que se tem em casa; não comprar outras coisas de salada antes de acabar as que se tem (o mesmo vale para iogurtes, frutas, queijos etc).

É isso.
*
*
*
Update:
Viram o quadro no fantástico “Mudança Geral”? Acabei de ler num blog e parece que é exatamente sobre isso, de acabar com desperdícios, que legal! Também estou em mudança geral então! Rsrsss.

14 comentários:

Helo disse...

Oi, estou melhor agora, estou viva hehehe, só me restou uma dorzinha porque está secando os pontos. Bjos.

Jaque Slim disse...

Olha eu era assim com gelatina e frutas! Quando descobri que elas são a melhor solução para substituir os doces tão amados pela gente! Passei a amar! Teve época de eu comer uma gelatina diet por dia! Agora que dei um tempo! Mas só em você falar deu àgua na boca! Sabe o que eu acho? A gente tem as vezes é preguiça de fazer! Porque se tiver prontinha na geladeira duvido que a hora que bater a vontade do doce você não vá recorrer a ela!

Beijãooo da Jaque

Anônimo disse...

Oi Pri,
Desperdício é mesmo uma vergonha e tenho que admitir que também sou culpada! Acho que quando a gente começa a mudar os hábitos alimentares acaba comprando um monte de coisas diferentes, umas novidades que acabam ficando esquecidas... verduras comigo são um terror, pois compro e acabo não conseguindo dar conta de tudo e vejo as pobrezinhas estragando na geladeira... Mas vou aderir a esse seu desafio! Vamos dizer NÃO ao desperdício!
Beijokas

Ana disse...

oie! ai menina parabens por tem tido essa consciencia, começei ter qdo comprei um monte de frutas e lógico nao ia comer td no mesmo dia, e aki em casa ninguem come, e estragou uma melancia inteira acredita? Dai começei a comprar as coisas mais balanceadas, semanalmente!
Te apoio a não desperdiçar nada, por um mundo melhor, e mais dinheiro no bolso tb rsss
Bjsssssssssss

Cíntia disse...

Oi querida...

Estou aqui pra lhe garantir q vc ñ é a única com quem acontece essas coisas...

Eu tb passei por uma dessas recentemente...mas estou aproveitando tudo o q ainda está no prazo...um montão d gelatinhas light por fazer...aff...

Adorei o seu incentivo...vou me vigiar mais agora...

Bjux!

Nana disse...

Muitas vezes eu vejo o qnto desperdício. Precisamos nos educar mais.
Minha linda como vai a RA?

Kiki disse...

é isso ai, DESPERDICIO ZERO! concordo com vc! eu tb ja fiz isso.
bjs, Cris

Ana disse...

Achei que de dieta brigadeiro... POOODE hehehe

Monica disse...

Aff, Pri, aqui em casa também acontece tudo isso... desperdiçamos muita comida! Que feio! :(
Também vou tentar botar em prática, aqui, o desperdício zero!
Beijão!

Anônimo disse...

bem, se vc mora nos EUA essa é a típica geladeira de americano e não me espantou nada do que vc comentou... eu raramente jogo algo fora pq minha geladeira é bem organizada... rs... distribuo os alimentos de forma bem visível... numa gavetona tenho o que consumo pra fazer meu suco de manhã, assim nada sobra... na gaveta pequena tenho tudo o que é pra sanduíche... não gosto de geladeira lotada pq daí fico desorientada e não sei o que escolher pra comer... rs... volta e meia minha geladeira fica praticamente vazia e daí dou uma limpadinha light nela... checo os poucos itens que estão lá... minha despensa (um pequeno armário) tb é bem organizado... não gosto de ter muita variedade de alimentos... rs... vario semanalmente, mas não compro muita variedade de um vez... tenho sardinha em lata, salmão em lata, atum em lata - isso tudo pra garantir que nunca fico sem proteína numa momento de sufoco. Bom emagrecimento !--Lisa

Daniela disse...

Oi, Pri!
Eu vi o mudança geral sim! Na verdade, ele propõe, além de evitar o desperdício de alimentos, a economia de energia, a alimentação mais saudável e etc. Parece bem legal mesmo, vou acompanhar.
Sobre o desperdício em casa, logo que casei também acontecia muito, então aprendi a cozinhar porções menores (se ficar com fome, completa com fruta! hehehe), e a comprar vegetais de "longa duração", do tipo repolho, acelga, alface americana. Além disso, procuro sempre aqueles supermercados que vendem fracionado, sabe? 1/4 de repolho, 1/2 acelga... É sempre um pouco mais caro, mas o que adianta pagar barato e jogar tudo no lixo? Eu acho isso até pecado...
Bom, ainda não consegui reduzir o desperdício a zero, mas tô tentando, espero que minhas dicas te ajudem!
Ah! Você sabe se posso fazer o suco acelerador de manhã e trazer pra tomar no meu trabalho? Será que perde as propriedades?
Bjs!
Dani

Nessa disse...

Pior que eh verdade, mas aqui em casa as vezes estraga as coisas porque esquecemos de comer. mas uma coisa que sempre acaba estragando é maça vou ter que me esforçar mais para que isso não aconteça.
BjOOS

Anônimo disse...

Bom dia...td bem com vc??
Nossa...hoje é meu 1º dia de blogueira e estou passando aqui para te convidar a visitar o meu e deixar algumas dicas...Nossa estou suoer empolgada para emagrecer...espero contar com a sua ajuda!!! mil bjos

Nikki disse...

oieeee! menina, eu to sempre tendo que colocar iogurte fora.. morro de pena, mas eu esqueço deles na geladeira.. e quanto as gelatinas, eu tb! quando resolvo começar a dieta vou no super e encho o carro de gelatina e sopinha light.. nao como nenhuma e apodrece tudo... hehehe que coisa..
mas to no desafio do desperdício zero contigo agora!!
beijoss

Related Posts with Thumbnails