quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dieta Nota 10


RIBEIRO, Guilherme de Azevedo. Dieta Nota 10: comer e emagrecer é mais simples do que se imagina. 5ª.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

Nesta dieta são atribuídas notas aos alimentos, sendo 1 nota para cada 2 calorias. É basicamente uma contagem de calorias, mesmo princípio utilizado na dieta dos pontos, por exemplo.

De acordo com o autor, emagrecer é uma questão matemática: se você ingerir mais energia do que gasta, o excesso é transformado em gordura; então para emagrecer deve ingerir menos e gastar mais. “Comendo a quantidade certa de todos os alimentos – inclusive os seus preferidos, não importando quais – você emagrecerá e aprenderá a se manter magro”.

Alguns pontos do livro:
- Pode-se comer de tudo e perder os quilos desejados. Tudo é permitido, desde que você não ultrapasse o número de notas que pode gastar em um dia.
- Comer errado é comer demais.
- Não existem alimentos bons e ruins. Existe equilíbrio ou excesso.
- O ideal é ingerir 50% de carboidratos, 30% de gordura, 20% de proteínas.
- Você queima aquilo que come, não importa a que horas come (comer a noite não engorda mais do que comer durante o dia).
- Tomar líquidos durante as refeições não engorda, apenas retarda o processo digestivo.
- Para emagrecer deve-se ingerir a cada 24 horas (não importando as horas em que se come):
* Mulheres até 1,60m: 450 notas/dia
* Mulheres entre 1,60m e 1,70m: 500 notas/dia
* Mulheres acima de 1,70m: 550 notas/dia
(homens aumenta em 5cm os limites e 150 notas a mais por dia)
- Se faz atividade física ao menos três vezes por semana, pode acrescentar 50 notas ao limite diário.

O livro é bem curto, escrito de forma simples, podendo ser lido em poucas horas. Não tem nenhuma informação bombástica ou inédita. É apenas mais uma forma de fazer dieta contando as calorias do que se come. Acho que pode ser interessante para quem está iniciando e não sabe direito por onde começar a dieta ou o quanto pode comer para emagrecer e tal.

Eu particularmente não gosto de contar nada, nem calorias, nem notas, nem pontos... Mas não digo nunca. Se mais pra frente perceber que estou emagrecendo pouco, acho que vou contar as notas (ou pontos ou calorias) para ver se estou comendo a mais e poder fazer ajustes.

Só não concordo quando o autor diz que emagrecer é simplesmente uma questão matemática: comer menos do que precisa e gastar mais. Não acho que seja só isso. Falo isso por comprovar na prática: em uma determinada semana fiz tudo absolutamente certo, comi pouco, fiz atividade física, tudo certinho, mas perdi bem menos peso do que em outra que me alimentei mal, comi coisas pesadas, não fiz exercícios, etc. Então acredito que não é simples matemática não, tem vários fatores envolvidos... tem nossos hormônios, tem o ciclo do mês em que estamos, tem o lance de se comer muito pouco o metabolismo diminui... enfim, “o buraco é mais embaixo”, hehehe.

Observação: assisti ontem no GNT o programa “Alternativa Saúde”, com a participação do autor desse livro, o Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro. Foi legal o programa, o autor abordou alguns pontos da Dieta. Ele está terminando seu segundo livro “Receitas da Dieta Nota 10”. Imagino que as receitas já virão com as contagens de notas. Espero que esse livro seja mais “bonito” que o primeiro, com fotos coloridas dos pratos, quem sabe (talvez para fazer um preço acessível, façam de forma menos caprichada mesmo...).

15 comentários:

andreia ferreira disse...

oi Pri... eu também já li este livro, tem coisas que realmente ele coloca como simples, mas não é assim... vc tem razão, tem muitos elementos que envolvem o emagrecimento, não é só matemática.
Vou tentar assistir a reprise do programa
bjs
andreiamagra.zip.net

@line disse...

Ei Pri!
Quando comecei minha RA segui a dieta dos pontos do DR. Alfredo Halpern, e foi mto boa pra que eu pudesse ter noção das quantidades a serem ingeridas. Estou inclusive pensando em voltar a contar os pontos, pra me auxiliar nessa fase final!
Depois tudo fica rotina mesmo, a gente nem pracisa mais contar!
E é como vc disse mesmo, tem que ter BOM SENSO!! Equilíbrio em tudo!!
Bjokas amore

Deia disse...

Eu tb lí esse livro, tento seguir a dieta, inclusive anoto tudo quando dá na hora ou no dia seguinte, mas o duro é fazer a cabeça funcionar.

Celina disse...

Concordo contigo sobre a dieta não ser uma simples matemática. me cansei de fazer tudo direitinho e não emagrecer nada e em outra semana não estar nem ai e perder peso. Os hormônios influenciam muito na perda de peso.
Bjos querida

Kiki disse...

Oi, Pri, eu tb nao gosto de contar pontos, mas, se precisar, rs
boa semana, bjs, Cris

Patrícia Fujii Bonoto disse...

Oie...

Eu tenho esse livro aqui no computador, mas nunca li...acho que ele segue mais ou menos como na dieta dos pontos né...eu fiz a dos pontos, mas cansei e larguei, ahuahuahuahhauha.

E aí, como andam as coisas???
Emagreceu???

Bjo!!

Patrícia Fujii Bonoto disse...

LINDA A FOTO NOVA DO SEU PERFIL!!

Valérie Roberto disse...

eu tenh este livro. Tive as mesmas impressões que vc. Não gosto de contar nada e me acostumei tanto com as porções do disco da meta...

beijoca

Anônimo disse...

Oi Pri, muito obrigada de coração pelo comentário e pelo incentivo no meu blog, valeu mesmo !!!!!
Vc já se sentiu assim tb?
Um trem desgovernado?
rsrs
Olha, eu leio e aplico ( não no meu momento trem de ser ..rs ) a dieta dos pontos, eu gosto bastante pq foi oq vc falou: dá uma base pra quem n sabe muito se guiar nesse lance de calorias, como comer adequadamente, enfim, eu gosto.
Eu já ouvi falar da dieta nota dez. Não conheço ninguém que a pratique.
Um beijoooooo e vamos em frente.
Vou votar com tudo sim, se Deus quiser..e ee quer e eu quero preciso tb..rs
Bjooooooooo

zenaide disse...

oi pri eu sou que nem vc não tenho paciencia em contar nada fico aguniada só de pensar e admiro quem consegue fazer certinho né,bjs amiga e uma otima quinta.

Liu disse...

Pri amiga...
Pois é, acho que to grávida mesmo. Hoje não consegui fazer o exame de sangue, mas vou agilizar isso.
Essa dieta das notas é bem boa né? É tipo as dos pontos.
Bj amiga, depois venho com novidades.

Liu disse...

Ah... adorei sua foto do perfil!

Monica disse...

Oi Pri!!
Eu tô time das que não tem paciência pra ficar contando coisa nenhuma.... rsrsrsrsrs... já acho um saco contar as colheres de arroz que ponho no prato! rsrsrrssrs
Mas tem métodos bem legais, pra gente fazer um controle de o que e quanto comer. Inclusive, qualquer hora posto sobre isso, lá no meu bloguinho.
Ah, também amei sua foto nova! Não sei qual é a sua idade, mas nesse foto parece mais jovem :)
Beijão!!

h disse...

Pri. Tem um selinho pra vc no meu blog. Se vc quiser participar, é só pegar.

Beijos amiga.

Dany disse...

Oi Pri, eu dinovo hehehe! Faltam só 2 kilinhos para eu sair da faixa de IMC de obesidade YUPIHH! Falei que eu chegaria tb bjs

Related Posts with Thumbnails