sexta-feira, 24 de abril de 2009

Alimentos e Cardápio: “Final de Abril Turbinado”

Ufa, suei a camisa aqui pesquisando alimentos que podem acelerar o metabolismo e dar um “up” na dieta... Olha que coisa boa: em quase todos os lugares estão citados os mesmos alimentos... que bom, sem informações desencontradas fica mais fácil.

Nessa semana passou uma reportagem no Jornal Hoje da Globo (quinta-feira) sobre o assunto, ver no link. Pesquisei também em alguns sites e nas revistas Veja e Boa Forma, e todos são praticamente unânimes com relação aos alimentos que aceleram o metabolismo: café, chá verde ou branco, pimenta vermelha, guaraná em pó, vegetais fibrosos (mostarda, brócolis, acelga), frutas ácidas (como laranja, limão, abacaxi e kiwi), gengibre.

Um artigo que resume bem todas as informações é o seguinte:


"Como acelerar seu metabolismo comendo
O primeiro passo para a obtenção de um corpo definido e em forma é estimular o metabolismo para que as calorias provenientes da gordura corporal possam ser convertidas em energia. [...] É importante incluir na sua rotina atividades físicas e alimentos que vão potencializar ainda mais o metabolismo e fazer você emagrecer mais rapidamente. Alguns alimentos fornecem ao organismo menos calorias do que os que são usadas para a sua digestão e favorecem muito a perda de peso.
[...].

Conheça 7 alimentos de grande importância para sua dieta:
1.
Água: Pesquisadores
na Alemanha descobriram que beber água gelada acelera o metabolismo em até 30%. Além disso, água é um supressor natural de apetite que previne o inchaço porque elimina do organismo sódio e toxinas. Beber água em quantidade suficiente também irá auxiliá-lo a não confundir sede com fome.
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2. Chá Verde: Estudos mostram que o extrato de chá verde estimula o metabolismo e colabora com a perda de peso. Alguns estudos sugerem ainda que o chá verde tem propriedades anticancerígenas e protetoras do coração.
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3. Mostarda: Pesquisadores britânicos adicionaram 1/2 colher de chá de mostarda nas refeições de um grupo de pessoas e comprovaram que o metabolismo delas se acelerou em até 25%, especialmente nas três horas posteriores à ingestão.
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4. Brócolis: Há muitos estudos afirmando que cálcio potencializa a perda de peso. Brócolis, além de rico em cálcio, é rico em vitamina C que estimula a absorção deste mineral. Também é rico em vitamina A, fibras e ácido fólico. Auxilia o emagrecimento e ainda reforça o sistema imunológico. Isso tudo com apenas 37 calorias a cada 100g.
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5. Laticínios magros: De acordo com um estudo publicado na Obesity Research, laticínios podem acelerar a perda de peso. Pessoas que incluíram de 3 a 4 porções de laticínios na sua dieta de baixas calorias perderam significativamente mais peso do que aqueles que não incluíram. E essa diferença foi notada ainda que a quantidade de calorias/dia consumidas por estas pessoas fosse a mesma. Este poder está associado ao alto índice de cálcio e proteínas.
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6. Carnes magras: Este famoso construtor muscular também é capaz de estimular seu metabolismo. Inúmeros estudos mostraram que proteínas potencializam o metabolismo, reduzem a gordura e constroem massa magra, provocando um maior consumo calórico. Para aumentar a dose de proteínas da sua dieta, o Whey Protein é excecelente. É uma proteína de grande valor biológico e indicada também para vegetarianos, já que é extraída do soro do leite.
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7. Pimentas: Pesquisadores da Laval University, no Canadá, descobriram que incluir pimenta na alimentação acelera o metabolismo e diminui a fome psicológica. A sensação de que a boca está pegando fogo faz com que o cérebro inicie a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no organismo. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida.

Para acelerar ainda mais seu processo de emagrecimento, conheça algumas dicas importantes
:
- Frutas frescas, vegetais e sopas são excelentes opções para aumentar a saciedade, sem comprometer a sua cota diárias de calorias.
- Frutas, vegetais, cereais e alimentos integrais mantêm o sistema digestivo trabalhando. Neste processo, a insulina é liberada devagar e a taxa de açúcar no sangue fica estável. Isso permite um maior controle sobre a fome e inibe o organismo de estocar gorduras.
- Proteínas aceleram o metabolismo porque sua digestão faz o organismo consumir bastante energia. É importante a inclusão de uma fonte protéica em todas as suas refeições;
- Ainda não encontraram nenhum substituto para a combinação dieta saudável + exercícios. Portanto alimente-se bem e mexa-se sempre.
Fonte:http://www.marombapura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=895&Itemid=94


Em outro site:

"Segundo a nutricionista Flávia Ramos, não é tão difícil ajudar o metabolismo a funcionar: "Para acelerar o metabolismo o primeiro passo é comer de três em três horas. Assim seu corpo vai recebendo a informação e lembrando que deve trabalhar mais rapidamente. Quem acha que, para emagrecer, deve ficar horas sem comer está totalmente enganado. Comendo pouco e várias vezes ao dia os seus hormônios ficam controlados, você reduz o apetite para a próxima refeição, melhora a digestão, o funcionamento intestinal e ainda queima mais calorias".
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Os alimentos termogênicos, ou sejam, aqueles que produzem mais energia para serem metabolizados do que o número real de calorias que eles possuem - como, por exemplo, a pimenta, o gengibre, o chá verde, a mostarda, a laranja, a cafeína e até a água gelada - ajudam a aumentar o metabolismo, mas somente eles não resolvem a questão. "Não existem alimentos milagrosos. Na verdade, a alimentação pobre em gorduras (que cansa o metabolismo), rica em fibras (que faz o processo de limpeza), fracionada em até sete refeições e equilibrada é que fazem esse efeito. Experimente comer mais frutas e verduras, líquidos (especialmente o chá verde), comer mais sementes e grãos."
Fonte: http://www.portalbrasil.net/reportagem_metabolismo.htm


E o sono também influencia? De acordo com a reportagem do Jornal da Globo:

“Dormir bem também é muito importante porque é durante o sono que é produzido o hormônio do crescimento, um dos responsáveis pela manutenção da massa muscular. Além disso, ele aumenta a queima da gordura abdominal.”
Fonte:http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1095818-16022,00-DIETA+EXERCICIOS+E+SONO+TRANQUILO+AJUDAM+A+EMAGRECER.html

Na Revista Veja é ressaltada a importância de dormir bem, de sete a oito horas por noite:

“A falta de sono afeta o funcionamento de hormônios associados ao ciclo da fome e saciedade. Durante o sono ideal, aumenta a síntese do hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. Ao mesmo tempo, baixa a produção de grelina, o hormônio do apetite.”
Fonte: Revista VEJA. Edição 2016, de 11 de julho de 2007.
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Agora vamos as ações e cardápio do nosso Mini-Desafio:
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Ações:
* Dormir bem a noite, de 7 a 8 horas.
* Tomar 2 litros de água/chá verde ou branco por dia, entre as refeições.
* Alimentar-se direitinho, tentando incluir alguns dos alimentos que aceleram o metabolismo.
* Caprichar na atividade física.
* Comer de 3 em 3 horas!!!

Cardápio:

Jejum: 1 copo de água gelada com 1/2 ou 1 limão espremido.
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Café da manhã: 1 fatia de pão de forma com requeijão ou margarina, peito de peru ou charmant ou outra proteína magra, ½ papaia (ou 1 fatia grande de mamão ou 1 banana ou outra fruta) com 1 colher (sobremesa) de aveia e 1 colher (sobremesa) de linhaça moída, 1 xícara de café.

Lanche da manhã: Suco Acelerador I – 1 laranja, 1 limão, 1 lasca de gengibre, 1 folha de couve, adoçante.

Almoço: Arroz, feijão (ou lentilha ou grão de bico ou ervilha), frango grelhado (temperado com alho e pimenta), salada com alface, acelga, brócolis e tomate (se tiver, temperar com iogurte natural misturado com mostarda, ou só mostarda junto com outros ingredientes como limão, sal, azeite).

Lanche da tarde: Suco Acelerador II – 1 fatia abacaxi, lascas de gengibre, folhinhas de hortelã, adoçante.

Jantar: Sopa de legumes com frango (incluindo batata ou mandioca) OU salada completa com legumes e verduras e atum (ou ovo cozido ou outra proteína).

Ceia: 3 colheres (sopa) abacate com adoçante. Ou 1 iogurte light ou 6 amêndoas.

Um pouco antes da atividade física: 1 barrinha de cereal e 1 polenguinho, ou 1 banana ou 1 iogurte.


*

Meninas, é só um exemplo de cardápio, façam as adaptações que acharem melhor. Eu anotei coisas que tenho em casa, vejam o que for mais fácil e o que tem em casa também, tá bom? O importante é incluir os sucos pois tem as frutas ácidas e o gengibre; o café de manhã (que pode ser substituído por chá também); o copo de água com limão em jejum; brócolis no almoço ou jantar; alguma fonte de cálcio durante o dia também é importante; temperar a carne com pimenta!!! Não esqueçam da mostarda também, podem colocar na carne ou na salada (prefiro). Ah, e o abacate antes de dormir, se tiverem disponibilidade, incluam também! Ele ativa o hormônio do crescimento que age enquanto dormimos, potencializando a queima de gordura!

Não vamos cortar nenhum nutriente, vamos comer carboidrato a noite sim, porque não faz mal nenhum, principalmente se estivermos fazendo atividade física (por isso incluí ½ batata ou mandioca se for tomar sopa de legumes a noite). Só vamos tentar maneirar na quantidade durante esses 5 dias.

Seria interessante pesar amanhã antes do início, para depois poder comparar o desempenho (mas não é obrigatório, aliás nada é obrigatório, hahahah).

Espero que gostem e que sirva de motivação nesse nosso processo de emagrecimento!

Amanhã volto com meu peso inicial e as anotações do que for comendo durante o dia!
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Update: eu tinha esquecido de colocar o copo de água com limão para ser tomado em jejum... já acrescentei ali em cima... Esqueci de comentar também sobre o chá verde ou branco!!! Quem tiver em casa, toma durante o dia!
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Se não tiverem algum desses ingredientes "mais importantes", ainda dá tempo pra comprar amanhã! Eu mesma vou na feira amanhã cedinho, comprar gengibre, acelga, hortelã...
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beijosssssss

10 comentários:

Líliam - Li* disse...

Valeu Pri!
menina quanta informação boa?!!!
gostei.
Bjs amiga!

Miss Diet disse...

Olá Pri, voltei sim!!!! Valeu pela força!!! Adorei o desafio, queria saber como vc faz esse suco, vc espreme a laranja/limao ou coloca na centrifuga???
Bjs

Nana disse...

Ô amiga sem problemas, eu vou turbinar o finalzinho de abril tbm, kkkkkkkkk!
Pode pesquisar informações light's que eu quero tbm ;) hehehe
Beeeeeeeeeeijoss

Nana disse...

Obs. Tá lindo seu blog de "lacinho", kkkkkkkk!

Hariane disse...

Nossa Pri. Que disposição amiga. Começando pelo visual do seu blog. Amei! Seu post tem muits informações super uteis...vamos arrasar nesse mini-desafio. Valeu.

Bom final de semana.

A gente vai se falando.

Beijosss

Monica disse...

Ei, Pri! Que beleza esse seu desafio, heim?! Parabéns!
Eu também vou tentar dar uma turbinada na minha RA, mas vai ser com a Dieta dos chás, do site da Boa Forma. Não pretendo seguir a dieta em si (apenas 1200 kcal, acho muito pouco), mas vou introduzie os chás na minha alimentação. Vamos ver no que dá!
Beijão!

Rebecca - Sou Vigilante disse...

Esse mini-desafio pra mim fica inviavel, mas desejo sucesso a vcs!

Bjs!!

Mya Schroeder disse...

Amore,
estou em falta contigo...
Vim restribuir-te as visitinhas e o carinho. Espero que compreendas...
Ando com problemas, mas vai passsar.

Gostei mto da interface do blog, tá lindo. Me ensina como fazer?

Outra coisa: Gostei mto da sua animação pro 'mini desafio'. Se joga!
Tbm quero chegar até o final de Abril fora da casa dos 70.

Bjs

Mya

Rvth disse...

Oiee amigaaa...
O teu blog está mesmo muito cute!!
e quanto as informaçoes.. eu adorei! Fiquei muito entusiasmada, mas não vai dar +para participar :(
Ca em casa tá faltando tudo, ate algumas coisas que como habitualmente, e para não falar que vou passar o fim de semana fora!!
Mas eu estou contigo, ok^??

Vou seguindo os resultados seus e das outras meninas!!

Vamo lá!!

Alice disse...

Muito bom ver seu planejamento. Gostei de ver que consumo quase tudo que acelera o metabolismo. Não vamos perder o pique hein, esta semana promete!

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