sexta-feira, 24 de abril de 2009

Alimentos e Cardápio: “Final de Abril Turbinado”

Ufa, suei a camisa aqui pesquisando alimentos que podem acelerar o metabolismo e dar um “up” na dieta... Olha que coisa boa: em quase todos os lugares estão citados os mesmos alimentos... que bom, sem informações desencontradas fica mais fácil.

Nessa semana passou uma reportagem no Jornal Hoje da Globo (quinta-feira) sobre o assunto, ver no link. Pesquisei também em alguns sites e nas revistas Veja e Boa Forma, e todos são praticamente unânimes com relação aos alimentos que aceleram o metabolismo: café, chá verde ou branco, pimenta vermelha, guaraná em pó, vegetais fibrosos (mostarda, brócolis, acelga), frutas ácidas (como laranja, limão, abacaxi e kiwi), gengibre.

Um artigo que resume bem todas as informações é o seguinte:


"Como acelerar seu metabolismo comendo
O primeiro passo para a obtenção de um corpo definido e em forma é estimular o metabolismo para que as calorias provenientes da gordura corporal possam ser convertidas em energia. [...] É importante incluir na sua rotina atividades físicas e alimentos que vão potencializar ainda mais o metabolismo e fazer você emagrecer mais rapidamente. Alguns alimentos fornecem ao organismo menos calorias do que os que são usadas para a sua digestão e favorecem muito a perda de peso.
[...].

Conheça 7 alimentos de grande importância para sua dieta:
1.
Água: Pesquisadores
na Alemanha descobriram que beber água gelada acelera o metabolismo em até 30%. Além disso, água é um supressor natural de apetite que previne o inchaço porque elimina do organismo sódio e toxinas. Beber água em quantidade suficiente também irá auxiliá-lo a não confundir sede com fome.
.
2. Chá Verde: Estudos mostram que o extrato de chá verde estimula o metabolismo e colabora com a perda de peso. Alguns estudos sugerem ainda que o chá verde tem propriedades anticancerígenas e protetoras do coração.
.
3. Mostarda: Pesquisadores britânicos adicionaram 1/2 colher de chá de mostarda nas refeições de um grupo de pessoas e comprovaram que o metabolismo delas se acelerou em até 25%, especialmente nas três horas posteriores à ingestão.
.
4. Brócolis: Há muitos estudos afirmando que cálcio potencializa a perda de peso. Brócolis, além de rico em cálcio, é rico em vitamina C que estimula a absorção deste mineral. Também é rico em vitamina A, fibras e ácido fólico. Auxilia o emagrecimento e ainda reforça o sistema imunológico. Isso tudo com apenas 37 calorias a cada 100g.
.
5. Laticínios magros: De acordo com um estudo publicado na Obesity Research, laticínios podem acelerar a perda de peso. Pessoas que incluíram de 3 a 4 porções de laticínios na sua dieta de baixas calorias perderam significativamente mais peso do que aqueles que não incluíram. E essa diferença foi notada ainda que a quantidade de calorias/dia consumidas por estas pessoas fosse a mesma. Este poder está associado ao alto índice de cálcio e proteínas.
.
6. Carnes magras: Este famoso construtor muscular também é capaz de estimular seu metabolismo. Inúmeros estudos mostraram que proteínas potencializam o metabolismo, reduzem a gordura e constroem massa magra, provocando um maior consumo calórico. Para aumentar a dose de proteínas da sua dieta, o Whey Protein é excecelente. É uma proteína de grande valor biológico e indicada também para vegetarianos, já que é extraída do soro do leite.
.
7. Pimentas: Pesquisadores da Laval University, no Canadá, descobriram que incluir pimenta na alimentação acelera o metabolismo e diminui a fome psicológica. A sensação de que a boca está pegando fogo faz com que o cérebro inicie a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no organismo. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida.

Para acelerar ainda mais seu processo de emagrecimento, conheça algumas dicas importantes
:
- Frutas frescas, vegetais e sopas são excelentes opções para aumentar a saciedade, sem comprometer a sua cota diárias de calorias.
- Frutas, vegetais, cereais e alimentos integrais mantêm o sistema digestivo trabalhando. Neste processo, a insulina é liberada devagar e a taxa de açúcar no sangue fica estável. Isso permite um maior controle sobre a fome e inibe o organismo de estocar gorduras.
- Proteínas aceleram o metabolismo porque sua digestão faz o organismo consumir bastante energia. É importante a inclusão de uma fonte protéica em todas as suas refeições;
- Ainda não encontraram nenhum substituto para a combinação dieta saudável + exercícios. Portanto alimente-se bem e mexa-se sempre.
Fonte:http://www.marombapura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=895&Itemid=94


Em outro site:

"Segundo a nutricionista Flávia Ramos, não é tão difícil ajudar o metabolismo a funcionar: "Para acelerar o metabolismo o primeiro passo é comer de três em três horas. Assim seu corpo vai recebendo a informação e lembrando que deve trabalhar mais rapidamente. Quem acha que, para emagrecer, deve ficar horas sem comer está totalmente enganado. Comendo pouco e várias vezes ao dia os seus hormônios ficam controlados, você reduz o apetite para a próxima refeição, melhora a digestão, o funcionamento intestinal e ainda queima mais calorias".
.
Os alimentos termogênicos, ou sejam, aqueles que produzem mais energia para serem metabolizados do que o número real de calorias que eles possuem - como, por exemplo, a pimenta, o gengibre, o chá verde, a mostarda, a laranja, a cafeína e até a água gelada - ajudam a aumentar o metabolismo, mas somente eles não resolvem a questão. "Não existem alimentos milagrosos. Na verdade, a alimentação pobre em gorduras (que cansa o metabolismo), rica em fibras (que faz o processo de limpeza), fracionada em até sete refeições e equilibrada é que fazem esse efeito. Experimente comer mais frutas e verduras, líquidos (especialmente o chá verde), comer mais sementes e grãos."
Fonte: http://www.portalbrasil.net/reportagem_metabolismo.htm


E o sono também influencia? De acordo com a reportagem do Jornal da Globo:

“Dormir bem também é muito importante porque é durante o sono que é produzido o hormônio do crescimento, um dos responsáveis pela manutenção da massa muscular. Além disso, ele aumenta a queima da gordura abdominal.”
Fonte:http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1095818-16022,00-DIETA+EXERCICIOS+E+SONO+TRANQUILO+AJUDAM+A+EMAGRECER.html

Na Revista Veja é ressaltada a importância de dormir bem, de sete a oito horas por noite:

“A falta de sono afeta o funcionamento de hormônios associados ao ciclo da fome e saciedade. Durante o sono ideal, aumenta a síntese do hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. Ao mesmo tempo, baixa a produção de grelina, o hormônio do apetite.”
Fonte: Revista VEJA. Edição 2016, de 11 de julho de 2007.
.
.
.
.
.
Agora vamos as ações e cardápio do nosso Mini-Desafio:
.

Ações:
* Dormir bem a noite, de 7 a 8 horas.
* Tomar 2 litros de água/chá verde ou branco por dia, entre as refeições.
* Alimentar-se direitinho, tentando incluir alguns dos alimentos que aceleram o metabolismo.
* Caprichar na atividade física.
* Comer de 3 em 3 horas!!!

Cardápio:

Jejum: 1 copo de água gelada com 1/2 ou 1 limão espremido.
.
Café da manhã: 1 fatia de pão de forma com requeijão ou margarina, peito de peru ou charmant ou outra proteína magra, ½ papaia (ou 1 fatia grande de mamão ou 1 banana ou outra fruta) com 1 colher (sobremesa) de aveia e 1 colher (sobremesa) de linhaça moída, 1 xícara de café.

Lanche da manhã: Suco Acelerador I – 1 laranja, 1 limão, 1 lasca de gengibre, 1 folha de couve, adoçante.

Almoço: Arroz, feijão (ou lentilha ou grão de bico ou ervilha), frango grelhado (temperado com alho e pimenta), salada com alface, acelga, brócolis e tomate (se tiver, temperar com iogurte natural misturado com mostarda, ou só mostarda junto com outros ingredientes como limão, sal, azeite).

Lanche da tarde: Suco Acelerador II – 1 fatia abacaxi, lascas de gengibre, folhinhas de hortelã, adoçante.

Jantar: Sopa de legumes com frango (incluindo batata ou mandioca) OU salada completa com legumes e verduras e atum (ou ovo cozido ou outra proteína).

Ceia: 3 colheres (sopa) abacate com adoçante. Ou 1 iogurte light ou 6 amêndoas.

Um pouco antes da atividade física: 1 barrinha de cereal e 1 polenguinho, ou 1 banana ou 1 iogurte.


*

Meninas, é só um exemplo de cardápio, façam as adaptações que acharem melhor. Eu anotei coisas que tenho em casa, vejam o que for mais fácil e o que tem em casa também, tá bom? O importante é incluir os sucos pois tem as frutas ácidas e o gengibre; o café de manhã (que pode ser substituído por chá também); o copo de água com limão em jejum; brócolis no almoço ou jantar; alguma fonte de cálcio durante o dia também é importante; temperar a carne com pimenta!!! Não esqueçam da mostarda também, podem colocar na carne ou na salada (prefiro). Ah, e o abacate antes de dormir, se tiverem disponibilidade, incluam também! Ele ativa o hormônio do crescimento que age enquanto dormimos, potencializando a queima de gordura!

Não vamos cortar nenhum nutriente, vamos comer carboidrato a noite sim, porque não faz mal nenhum, principalmente se estivermos fazendo atividade física (por isso incluí ½ batata ou mandioca se for tomar sopa de legumes a noite). Só vamos tentar maneirar na quantidade durante esses 5 dias.

Seria interessante pesar amanhã antes do início, para depois poder comparar o desempenho (mas não é obrigatório, aliás nada é obrigatório, hahahah).

Espero que gostem e que sirva de motivação nesse nosso processo de emagrecimento!

Amanhã volto com meu peso inicial e as anotações do que for comendo durante o dia!
.
.
.
Update: eu tinha esquecido de colocar o copo de água com limão para ser tomado em jejum... já acrescentei ali em cima... Esqueci de comentar também sobre o chá verde ou branco!!! Quem tiver em casa, toma durante o dia!
.
Se não tiverem algum desses ingredientes "mais importantes", ainda dá tempo pra comprar amanhã! Eu mesma vou na feira amanhã cedinho, comprar gengibre, acelga, hortelã...
.
beijosssssss

10 comentários:

Liu disse...

Valeu Pri!
menina quanta informação boa?!!!
gostei.
Bjs amiga!

Miss Diet disse...

Olá Pri, voltei sim!!!! Valeu pela força!!! Adorei o desafio, queria saber como vc faz esse suco, vc espreme a laranja/limao ou coloca na centrifuga???
Bjs

Nana disse...

Ô amiga sem problemas, eu vou turbinar o finalzinho de abril tbm, kkkkkkkkk!
Pode pesquisar informações light's que eu quero tbm ;) hehehe
Beeeeeeeeeeijoss

Nana disse...

Obs. Tá lindo seu blog de "lacinho", kkkkkkkk!

h disse...

Nossa Pri. Que disposição amiga. Começando pelo visual do seu blog. Amei! Seu post tem muits informações super uteis...vamos arrasar nesse mini-desafio. Valeu.

Bom final de semana.

A gente vai se falando.

Beijosss

Monica disse...

Ei, Pri! Que beleza esse seu desafio, heim?! Parabéns!
Eu também vou tentar dar uma turbinada na minha RA, mas vai ser com a Dieta dos chás, do site da Boa Forma. Não pretendo seguir a dieta em si (apenas 1200 kcal, acho muito pouco), mas vou introduzie os chás na minha alimentação. Vamos ver no que dá!
Beijão!

Ana Paula disse...

Esse mini-desafio pra mim fica inviavel, mas desejo sucesso a vcs!

Bjs!!

Mya Schroeder disse...

Amore,
estou em falta contigo...
Vim restribuir-te as visitinhas e o carinho. Espero que compreendas...
Ando com problemas, mas vai passsar.

Gostei mto da interface do blog, tá lindo. Me ensina como fazer?

Outra coisa: Gostei mto da sua animação pro 'mini desafio'. Se joga!
Tbm quero chegar até o final de Abril fora da casa dos 70.

Bjs

Mya

R. disse...

Oiee amigaaa...
O teu blog está mesmo muito cute!!
e quanto as informaçoes.. eu adorei! Fiquei muito entusiasmada, mas não vai dar +para participar :(
Ca em casa tá faltando tudo, ate algumas coisas que como habitualmente, e para não falar que vou passar o fim de semana fora!!
Mas eu estou contigo, ok^??

Vou seguindo os resultados seus e das outras meninas!!

Vamo lá!!

Anônimo disse...

Muito bom ver seu planejamento. Gostei de ver que consumo quase tudo que acelera o metabolismo. Não vamos perder o pique hein, esta semana promete!

Related Posts with Thumbnails