quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ufa!


Acabei de enviar minha declaração de imposto de renda... faltando poucas horas pro prazo final...

Ah, esqueci, esqueci, esqueciiiiiiiiiiii!!!!
(saco, todo mundo me dando bronca: pai por mensagem no celular, mãe por MSN, namorado pelo telefoneeee)...

Esqueci porque só penso em dieta, em RA, em balança, em blog, em Mini-Desafiooooooo....

Hahahahahaha

Peso Final do Mini-Desafio

Tchan, tchan, tchan, tchannnn.....

*

*

Adivinhem só...

*

*

73,2!
(- 1,800 kg)

*

*

Já pensou?? Isso em apenas 5 dias!!!!
(será que se eu tivesse feito por uma semana inteira teria passado de 2 kg?? Provavelmente!).

Ihuu!!!!
*
*
Vivaaaa!!!!!!!
*
*

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quinto e último dia do Mini-Desafio

Meu Mini-Desafio está chegando ao fim... Vai terminar amanhã depois que me pesar na farmácia. O fato é que: tendo um ótimo, um bom ou um ruim resultado na balança, esses dias fizeram uma transformação em mim. Não sei explicar de onde surgiu essa força que sinto, mas sei que estou diferente do que há uma semana. Agora eu sei que posso! Com altos e baixos, mesmo assim, vou seguir sempre em frente!

Vamos ao dia de hoje:

Hoje comi:
09:00
– 1 copo de água morna com gotas de limão
09:45 – 3 fatias de pão com requeijão, 1 fatia de ricota, 1 xic café.
12:15 – Suco Acelerador I: laranja, limão, couve, gengibre, adoçante.
15:00 – Nhoque com molho bolonhesa e branco, salada
18:00 – Suco Acelerador II (abacaxi, hortelã, gengibre, couve, água, adoçante)
20:30 – 2 mexericas
22:00 – 1 iogurte light
00:00 – 1 iogurte desnatado com adoçante

Bebi: 2500 ml de água, 500ml de chá branco

Atividade física: não fiz.

Dormi: 6h30min.


- Comi um pratão de nhoque no almoço (tirei foto mas nem vou colocar, ahauhahau). Me arrependi logo depois, mas aí era tarde demais. Por isso maneirei no restante do dia e não fiz atividade física para não sentir fraqueza (amanhã faço sem falta, já tomando os lanchinhos certos antes e depois). Sobre isso, ver o link da Boa Forma que a Alice me passou, é uma reportagem excelente, com indicações para o que comer antes e depois dos exercícios, de acordo com a atividade que for fazer (aeróbico ou aeróbico+musculação) e dependendo também do horário que for fazer. Completa e muito útil! Já salvei nos meus favoritos.

- O Suco Acelerador II (o que tomo a tarde), hoje ficou divino! Coloquei um pedaço menor de gengibre do que ontem, e também acrescentei 2 folhas (bem pequenas) de couve! Ficou perfeito! Meninas, façam esses sucos, experimentem! Fez um dia, não gostou? Veja se colocou muito gengibre ou outro ingrediente, aí no dia seguinte tente novamente, fazendo adaptações. Ah, e não dá trabalho. A gente se habitua e faz no automático. É só deixar na mão uma peneira para coar e uma vasilhinha pra colocar o suco coado enquanto enxagua o liquidificador para bater novamente com o adoçante. Depois já lava rapidinho o liquidificador, peneira, vasilha e copo. Tudo rápido. Vale a pena! (que engraçado, escrevendo assim parece que é uma trabalheira... escrevi pra dizer que não era, hahahahaha, mas não é mesmo, só enxagua as coisas ali e pronto).

E por hoje é isso.
*
*
Amanhã venho com o novo peso e um balanço do Mini-Desafio: Final de Abril Turbinado!!!! Torçam por mim!!!!
*
*

terça-feira, 28 de abril de 2009

Quarto dia do Mini-Desafio

Antes de mais nada, o post anterior do “Socorrooo... [...] enrolo, enrolo, enrolo e não faço nada!” não é nada relacionado a Dieta não, tá bom?! É em relação aos outros “assuntos” da minha vida, heheh. Hoje estava pensando e acho que o caminho do emagrecimento eu já encontrei (mesmo estando no início do processo e ter regredido um pouco no peso, sei que finalmente descobri como chegar lá). Agora tem outras coisas importantes que ainda não sei direito como agir, como fazer para dar certo... e acabo não fazendo nada... o que gerou esse meu post... É como se ficasse andando em círculos, vendo de fora o que precisa ser feito, mas sem saber ao certo como agir... Aliássss, na maioria das vezes eu sei sim o que deve ser feito, mas NÃO FAÇOOO! Ah, deixa esse assunto para uma outra hora, em breve, hehehe. (obs: que coisa mais linda a criancinha puxando os cabelos na foto né gente? Fofa demais!!!).

Opa, agora vou postar o dia de hoje:

Hoje comi:
8:45
– 1 copo de água quente com gotas de limão
9:40 – 1 fatia de pão com requeijão, 1 fatia de ricota, 1 xic café, ½ papaia com 2 colher (sobremesa) aveia e 1 de linhaça moída.
11:35 – Suco Acelerador I: laranja, limão, couve, gengibre, adoçante.
13:40 – 1 colher arroz, 2 colheres feijão, peixe ensopado, tofu, legumes diversos, salada
16:40 – Suco Acelerador II (abacaxi, hortelã, gengibre, água, adoçante)
18:00 – 2 mexericas
19:40 – 1 iogurte light
21:00 – Peixe ensopado, tofu, legumes
23:45 – 3 colheres (sopa) de abacate amassada, com adoçante

Bebi: 1500 ml de água, 500ml de chá branco

Atividade física: 30 min de esteira...

Dormi: 7h30min.


Algumas considerações:

- Não briguem comigo, mas fiz coisa errada hoje de novo, em relação a atividade física... Não adiantou várias pessoas me falarem pra comer carboidrato antes e tal... esqueci... Fui toda animada fazer esteira pra depois fazer a fita da Galisteu. Ia fazer 40 minutos de esteira, mas depois de uns 20 min já foi dando fraqueza... quando deu 30 min saí da esteira e fui direto pra cozinha, estava tremendo... fiquei até preocupada. Tomei um iogurte. Depois de uns 10 minutinhos já fiquei bem. NÃO VOU MAIS FAZER ISSO! Pessoal, mas quantos minutos antes de fazer esteira eu tenho que comer algo (umas torradinhas com requeijão, por exemplo, que é o que tenho em casa)??? No sábado (primeiro dia do Mini-Desafio), comi 1 barrinha e 1 polenguinho uns 45min antes, aí na esteira parecia que a barrinha queria sair pra fora...

- Estou com TPM... irritada e sensível, com vontade de chorar e de gritar... tudo ao mesmo tempo, heheh.

- Não vejo a hora de chegar quinta-feira de manhã, quero ir pesar logooo!! Estou sentindo que o peso vai estar menor, mas ao mesmo tempo estou me sentindo pesada, inchada, enorme, estranho né?? Pensando melhor, acho que vai ser peso maiorrrrrr, buéeeeeee, buéeeee... Minha barriga tá enooorme, estufada, affffff

- Já estão normais minhas idas ao “banheiro”... Desculpa não poupar vocês dos detalhes sórdidos, hahahahauha

- Estou gostando tanto do suco Acelerador I e já tão acostumada, que acho que vou continuar tomando após o Mini-Desafio. Aliás, estou pensando em criar novos sucos, ir experimentando frutas diferentes. Por exemplo, hoje quando fui pegar a laranja, vi que tem um monte de maçãs esquecidas na geladeira... tenho que fazer algo com elas... então pensei em substituir a laranja por 1 maçã, vamos ver...

- Fiz o Suco Acelerador II pela primeira vez (abacaxi, folhas de hortelã, uma rodela de gengibre, água, adoçante). Senti mais o gosto do gengibre, que ficou queimando na garganta, heheh. Mas ficou bom, só não gosto muito do hortelã, decididamente não gosto. Prefiro a couve do Suco I.

- Planejei tudo o que comer nesses dias, como tinha falado para vocês, mas como moro sozinha, as vezes não dá pra cumprir o planejado pelo simples fato de sobrar muita comida do dia anterior, aí tenho que comer a mesma coisa até acabar (não dá pra ter desperdício né). Ahhhhhh, ainda bem que acabou o peixe ensopado... viram quantas vezes tive que comer? Kkkkkk. Tava uma delícia, mas enjoa toda hora comer a mesma coisa. Esse é um bom exemplo de como é difícil planejar: fiz uma bandeja pequena de peixe, com 4 filés pequenos, achei que comeria em 2 vezes, mas tive que comer em 4 vezes (almoço e jantar ontem, almoço e jantar hoje...). Poderia ter congelado... pensei agora nisso... bom, já foi, fica pro próximo, hahahah.

- Semana passada comprei verduras (folhas) e fiz a lavagem delas, deixei de molho em vinagre (ou água sanitária), tudo certinho. Deixei secar, depois coloquei numa vasilha grande com tampa (com folhas de papel toalha embaixo e em cima), mas não deu certoooo!!! As folhas estão super feias, tipo “enferrujadas”, amareladas, e até derretendo (daquele jeito que fica quando ta estragando). Nem dá pra comer... Fiquei triste. Alguém sabe alguma dica pra guardar alface, rúcula, agrião, etc, já lavados na geladeira? As outras coisas que higienizei e guardei estão ótimas: tomate, pepino, brócoli, couve-flor, cenoura, couve...


Agora algumas fotos de ontem (hoje não tirei nenhuma, estava sem pilha, hehehe):


Ingredientes do Suco Acelerador I: laranja, limão, gengibre, couve.


Eu bato no liquidificador dessa forma mesmo (só tiro a casca do limão e laranja, deixa aquela parte branca pra bater também), com um pouco de água, depois junto o gengibre e a couve (na foto não está picada, mas fica bem mais fácil para bater se picar um pouco antes). Depois é só coar, colocar um pouco de adoçante e tomar! Ahhh, repararam no gengibre ali em cima do limão e laranja? Está ali cortadinho ao meio... Pra quem estava em dúvida sobre o tanto que eu colocava, é esse pedaço aí, hehehe.


Peixe ensopado (filé de cação)


Abacate, olha que coisa mais linda!

Uma delícia, sem ser "fiapento" como outro que tinha comprado (lembrei de comer ontem pela primeira vez, heheeh, tinha esquecido de comentar).

*


*

Amanhã é o último dia do meu Mini-Desafio: Final de Abril Turbinado, oba!

*

*


Socorroooooooooooooo!

Preciso aproveitar melhor o meu tempo!

Enrolo, enrolo, enrolo e não faço nada!

Terceiro dia do Mini-Desafio

Ontem foi tudo bem novamente, comi tudo dentro do planejado.


Comi:
6:40
– 1 copo de água quente com 1 limão espremido
7:20 – 1 fatia de pão com requeijão, 1 fatia de ricota, 1 xic café, ½ papaia com 2 colher (sobremesa) aveia e 1 de linhaça moída.
10:30 – Suco Acelerador I: laranja, limão, couve, gengibre, adoçante.
13:00 – 3 colheres arroz, 2 colheres feijão, peixe ensopado (filé de cação, com molho de tomate, cebola, alho, leite de coco light), salada (alface, rúcula, pepino, tomate e tofu)
18:00 – 2 mexericas, 1 polenguinho
21:45 - 1 filé de peixe ensopado, tofu, legumes variados (com batata)
23:00 – 3 colheres (sopa) de abacate amassada, com adoçante

Bebi: 2000 ml de água, 500ml de chá branco

Atividade física: 30 min de esteira + alongamento.

Dormi: 6 horas.


Mais tarde acrescento algumas fotos que tirei ontem (agora não deu porque acabou a pilha da máquina... afff).

Pra quem reclamou que ontem escrevi muito (snif, snif), hoje é só isso então, rsrss.
.
Update: mentirinha, mais tarde eu volto e escrevo bastanteeeeee, kkkkkkk.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Segundo dia do Mini-Desafio

Bom dia !!!

Tenho bastante coisas para falar com vocês, vamos ver se consigo lembrar de tudo, heheh. Se o post ficar muito grande, vão pulando e leiam só o que interessar!

Primeiramente, vamos ao meu Segundo dia do Mini-Desafio - Final de Abril Turbinado:

Comi:
7:15
– 1 copo de água quente com 1 limão espremido
8:00 – 1 fatia de pão com requeijão, 3 fatias de charmant de peru, 1 xic café (nescafé), ½ papaia com 1 colher (sobremesa) aveia e 1 de linhaça moída.
10:50 – Suco Acelerador I: laranja, limão, couve, gengibre, adoçante.
13:10 – ½ polenguinho
14:30 – 1 sobrecoxa de frango assada, legumes variados (incluindo batata), salada.
18:30 – Suco Acelerador II (troquei o abacaxi por melão)
21:15 – 1 iogurte natural desnatado com adoçante

Bebi: 2000 ml de água, 500ml de chá branco

Atividade física: 35 min de esteira + 10 min de bicicleta.

Dormi: 6 horas e 45 minutos.


* Estou tomando muita água. Marquei ali 2 litros de água (conto pelas garrafinhas de 500 ml tomadas), mas na verdade foi mais, pois não entra nessa conta o copo em jejum nem a água dos sucos).

* Apesar de toda essa água, do chá verde, das frutas e verduras, da aveia e linhaça de manhã: NÃO vou no banheiro desde sexta-feira, ou seja, em nenhum dia do Mini-Desafio.

* Ontem depois da atividade física me senti extremamente cansada, esgotada mesmo. Diferente de semanas atrás, que depois da esteira e bike eu ainda ficava dançando, cheia de energia. Quando escrevi ontem a noite no blog que não agüentaria escrever nada por cansaço, não estava exagerando. Será que faltou carboidrato? Mas eu comi bastante batata no almoço (batata inglesa e batata salsa). Ou apenas estava cansada mesmo né? Vocês vão perceber que não jantei, só tomei um iogurte desnatado, mas isso não foi proposital, eu simplesmente nem quis comer pelo cansaço! Só queria deitar e dormir! Achei melhor não forçar e fazer o que meu corpo pedia.

* Esqueci completamente do abacate... estava madurinho já, mas... Se tivesse lembrado teria comido no lugar do iogurte. Hoje sem falta!

* Sobre os exercícios físicos: tenho dificuldade para saber se estou com preguiça ou fazendo corpo mole de quando realmente meu corpo precisa de descanso. Como fazer isso? Ontem estava com dor nas pernas (por causa do exercício de sábado), mas insisti e fiz esteira e bike. Hoje está doendo muuuuito mais, hehehe. Não sei se era melhor não ter feito, mas não queria falhar. Fico em dúvida se estou me “auto-sabotando”, entendem?

* Olhem o Suco Acelerador I, na janela perto da natureza, hahahaha. Coloquei um pouco mais de água, ficou uma delícia. Ah, pra quem torce o nariz pela couve, não se preocupem, não tem gosto nenhum de couve. O que mais sentimos é o gosto do limão. Façam sem medo!



* Agora quero contar sobre o Almoço... e fazer um pequeno Desabafo...

- Como eu disse ontem, fiquei quase 3 horas no preparo. Tirei o frango do congelador de manhã e não descongelava de nenhuma maneira, heheh, tive que depois colocar no micro-ondas (essa é a única palavra que sei que mudou nas novas regras da ortografia, hahaha).


Frango ainda congelado... depois de horas fora do freezer, heheh.


- Já descongelado, temperei e coloquei para assar as sobrecoxas cobertas com papel alumínio. Depois de um tempo, tirei o papel e deixei assar mais um pouco. Mais um tempo depois, virei o pedaços de frango e enchi a forma com legumes variados (brócolis, couve-flor, tomate, cebola, cenoura, batata, mandioquinha), assando mais um pouco. Ficou assim:





- Também fiz uma salada para acompanhar. Fiz esse macarrão para meu namorado, com bacon e calabresa (é a forma que ele mais gosta).





- Arrumei a mesa, caprichei, depois chamei meu namorado para almoçar. Sabe a primeira coisa que ele falou quando chegou na cozinha?
“Não gosto de macarrão assim. Gosto de macarrão normal”.
E a segunda coisa?
“Pra que encher o frango com esse monte de coisas?”

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

Fiquei muuuito chateada. E triste também. Perdi até a vontade de comer. Fiquei horas cozinhando pra ouvir essas coisas? Ele falou aquilo do macarrão apenas por este ser um pouco mais larguinho que o normal! Isso porque quis fazer o melhor para ele! Tinha um outro tipo, mas pensei “vou fazer este que deve ser mais gostoso!”. Um macarrão que comprei para mim, estava doida pra comer, mas fiz pra ele! Affffffffff

E os legumes no frango, qual o problema? Eu sabia que ele não iria comer nada daquilo (só a batata e olhe lá), mas fiz pra mim mesma, pensando que sobraria bastante e comeria a noite também. Mas ele teve que abrir a boquinha e pôr defeito né?

Bom, não foi um almoço dos mais tranqüilos, até brigamos quase feio porque eu quis dar uma cebola assada pra ele (porque sempre me falou que gosta de cebola assada!) e ele fez escândalo, dizendo que eu estava forçando ele a comer o que não queria! Mas eu não estava, só ia colocar no prato dele porque sempre gostou.

Mas beleza, só fiz esse desabafo porque estava precisando.

Vou ressaltar uma coisa: meu namorado sempre foi maravilhoso comigo, ele não é tão chato como possa ter parecido, e geralmente é só elogios para as refeições. Mas como todas as pessoas, as vezes dá mancadas né? Só fico muito preocupada em como vai ser quando a gente se casar, não sei o que vai acontecer, sei lá.

Pronto, desabafei, desculpem a mudança de assunto ta?!

* Agora um outro ponto que quero que prestem bastante atenção:

* IMPORTANTE*

A Alice me advertiu sobre a possibilidade do limão em jejum pela manhã fazer mal ao estômago (causar gastrites). Fiquei preocupada e fui pesquisar. Na verdade eu não “inventei” essa do limão, já tinha lido e resolvi colocar no Mini-Desafio associando a idéia das frutas ácidas auxiliarem no metabolismo. Então peguei os livros que lembrei que continham essa idéia de tomar limão em jejum e fui conferir:

- Nos livros da Gillian McKeith, que já mencionei anteriormente, do programa no GNT “Você é o que você come”, ela indica tomar um copo de água morna em jejum com algumas gotas de limão (pelo período da dieta que ela indica).

- Nos livros do autor Ian Marber, “Dieta Saudável” e “Dieta Saudável Dia a Dia” (que gosto tanto quanto ou até mais do que os da Gillian), ele indica tomar 1 copo de água quente com suco de ½ limão (por um período de dieta desintoxicante, não para todos os dias).

- Já o livro “Guia Completo de Nutrição”, da Revista Saúde, contém a seguinte informação: “Atenção! Quem sofre de gastrite ou úlcera não deve consumir esse fruto de estômago vazio”. O fruto em questão é o limão.

- Na internet não consegui nenhuma informação de fonte confiável. Muito se fala no limão em jejum fazer mal ao fígado, ao estômago ou ao sangue, mas sem confirmações ou fontes confiáveis.

Frente a essas informações e “pelo sim pelo não”, eu peço por favor, não tomem a água com limão em jejum!

Como sou teimosa, vou tomar até quarta-feira, mas apenas algumas gotinhas, como indica a Gillian, e somente até quarta! Isso por minha conta e risco, não me sigam por favor, principalmente se tem problemas no estômago!

Alice, muito obrigada pela observação!!! Foi muito importante!


* No mais, o que eu queria falar é o seguinte:


RONALDO É SHOW, RONALDO É GOL! VIVAAA!!! *

domingo, 26 de abril de 2009

Hoje eu queria sentar aqui no computador, visitar todo mundo, etc e tal, mas na hora que vim meu namorado cismou que era pra eu sair do computador... tsc, tsc... hahahah. Fora que passei quase 3 horas fazendo o almoço... ai que canseira... e depois o futebol na TV... e depois fiz esteira e bicicleta... to podre! Heheheh. Agora já estou sozinha, mas não vou agüentar nem contar meu dia... bateu canseira mesmo! Mas já adianto que está tudo bem, foi tudo maravilhoso no dia de hoje!

Amanhã conto tudo, coloco fotos...

Vamos que vamos, o segundo dia do Mini-Desafio está ficando para trás... que venha o terceiro!
*
*
Obrigada a todos que estão fazendo também ou que estão só acompanhando! Show!
*
*

Bom dia!

Oi pessoal, tudo bem?

Consegui dormir um pouco mais hoje: 6:45, se não fosse a bexiga estourando teria dormido mais, hehehe.

Algumas coisinhas:

* Sobre meu desânimo de ontem, já descobri o motivo: como mudei minha rotina ontem de manhã (fui espremer limão para tomar com a água), acabei esquecendo de tomar o remédio da tireóide... Bom, quem toma esse remédio e já esqueceu alguma vez, sabe do que estou falando: mexe muito com a gente. É desânimo e baixo astral na certa. Hoje tomei!!!! Tudo certo! Oba!

* Esqueci de comentar ontem do tofu. É uma ótima fonte de proteína (da soja), comi junto com o frango, mas geralmente coloco na salada. Comprei na feira também.

* Aliás, tenho muuuita sorte, pois tenho essa feira maravilhosa ao lado da minha casa (é só atravessar a rua), 2 vezes por semana, com produtos fresquinhos, muitas barraquinhas são de orgânicos (com preço similar aos normais). E também tem um “varejão” pertinho de casa, que tem tudo o que vocês imaginarem de produtos diferentes (além do básico verduras, legumes e frutas, os usuais e outros bem diferentes também): temperos, tipos de arroz, de feijão, sementes, ingredientes que não encontramos fácil em supermercados, enfim, é uma maravilha. A pimenta caiena que usei no frango ontem, comprei lá.

* Sobre a pimenta caiena: depois que comprei essa pimenta, li na Revista Saúde que ela é uma “queimadora de gordura”, iupi!! É a terceira no ranking das “pimentas para emagrecer”, perdendo apenas para a habanero e a malagueta. As vezes compro algum tempero diferente depois pesquiso na internet como posso usá-lo, heheh. Aqui o link sobre essa reportagem na Revista Saúde.

* O feijão que comi é o azuki. Ele é menorzinho e vermelhinho. Geralmente tem nos mercados com preço um pouco alto, mas comprei no varejão que citei, pelo mesmo preço das outras qualidades de feijão (é a granel, a gente pega a quantidade que desejar). Aliás, meu arroz também é um pouco diferente, é aquele arroz japonês, fica bem grudadinho, adoro, hehehe. Comprei lá também, mesmo preço do arroz comum (nos supermercados esse arroz é caríssimo!). Olhem que beleza sobre o feijão azuki:

Viva o feijão-azuki, o feijão que recomendo para quem deseja emagrecer. Repleto de nutrientes reguladores do peso, o feijão-azuki atua como uma esponja, absorvendo o excesso de líquido no organismo; por isso, é o feijão que recomendo para quem deseja emagrecer. Coma-o pelo menos uma vez por semana”. Gillian McKeith, no livro “Você é o que você come: a dieta definitiva”.

“Azuki: o feijão do emagrecimento. O feijão-azuki é um feijão excelente, rico em nutrientes mas pobre em calorias. No Japão, o feijão-azuki é conhecido por suas propriedades curativas e é usado no tratamento de infecções dos rins e da bexiga. Mas, no meu consultório, eu os uso com os pacientes que precisam emagrecer. Esse feijão, com seu nível altíssimo de fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, manganês e zinco), funciona como um diurético natural para aliviar o corpo do excesso de líquidos. Também elimina o muco indesejado, a congestão e as fezes, queima gordura e equilibra o metabolismo para o controle do peso. Se quiser emagrecer, este é o feijão indicado para você.” Gillian McKeith, no livro “Você é o que você come: o poder da alimentação natural”.

A Gillian McKeith é aquela nutricionista dos programas que passam no GNT “Você é o que você come”, muitos de vocês já devem ter visto. E a-do-ro os livros, são os que tenho de dieta que mais gosto, tanto pelo conteúdo quanto pelo capricho das edições (ainda vou falar deles com vocês quando chegar a vez de relê-los e fazer os comentários, aguardem! Hahahah).
.
.
* Ainda sobre o feijão-azuki, ele não fermanta como os outros. É uma maravilha. Eu tinha esquecido dele... ainda bem que lembrei ontem, pois acho que por tudo isso escrito aí atrás, ele pode favorecer o "up na dieta" nesses dias de Mini-Desafio, hehehe.

* Quando elaborei o cardápio e marquei para comer de manhã só 1 fatia de pão (de forma light, estou comendo o normal mesmo, sem ser integral), franzi o nariz e achei que ia ser muuuuito pouco, hehehe, é que normalmente tenho comido 2 fatias e as vezes ainda dá vontade comer mais, hehehe. Mas sabia que essa fatia ontem e hoje foi suficiente? Tenho quase certeza que é por causa do mamão com a linhaça e aveia, dá uma “sustança” isso gente! Experimentem! Ontem e hoje comi primeiro o pão com requeijão e o charmant com o café e só depois o mamão, mas amanhã vou mudar a ordem: comer primeiro o mamão, acho que vai ser melhor.

* Hoje vai ter de almoço: sobrecoxas de frango assadas. Meu namorado está aqui então tenho que fazer alguma coisa de mais “sustância” pra ele, heheeh (ele só vem sábado e domingo na minha casa). Nos últimos domingos só fiz macarrão pra ele (com bacon e calabresa), mas ontem reclamou que nunca mais teve carne, aiai. É que antes a gente pegava carne assada no açougue, maionese e tal. Acabava sobrando e depois eu tinha que comer carne até quarta-feira... Não quero mais isso, pelo menos por enquanto. Hoje vou fazer o macarrão (hahahah) mas com um frango pra acompanhar! Está bom, não está?

* Ah, sobre a aula de ginástica da Adriane Galisteu na fita de vídeo... é antiga mas semana passada vi numa banca perto de casa, a fita com uma revista, pelo preço de R$ 4,99. Se alguém encontrar, eu recomendo! É uma boa pra quem não está indo na academia.

Oba, hoje tem futebolllllll, estou ansiosíssima pelos jogos!

Um domingo maravilhoso a todos!!! Mais tarde volto com as novidades e cardápio do dia!

Beijossssssssss

sábado, 25 de abril de 2009

Primeiro dia do Mini-Desafio

Foi ótimo meu primeiro dia do Mini-Desafio! Me alimentei super bem e não senti fome em nenhum momento. Vou colocar o que comi e os horários:

Hoje comi:
6:25
– 1 copo de água gelada com 1 limão espremido
9:30 – 1 fatia de pão com requeijão, 3 fatias de charmant de peru, 1 xic café (nescafé), ½ papaia com 1 colher (sobremesa) aveia e 1 de linhaça moída.
11:45 – Suco Acelerador I: laranja, limão, couve, gengibre, adoçante.
14:15 – 2 colheres arroz, 2 colheres feijão, folhas de mostarda refogada, 1 filézinho de frango (temperado com pimenta caiena) com tofu, salada (tomate, acelga, cebola roxa, alface)
18:15 – 1 barrinha de ceral, ½ polenguinho
21:15 - 1 filézinho de frango com tofu e ricota, salada (tomate, acelga, cebola roxa, alface)

Bebi: 1500 ml de água, 500ml de chá branco

Atividade física: 30 min de esteira + 40 min de exercícios localizados.


Ah, demorei tanto entre a água com limão e o café da manhã porque fui na feira, depois fui na farmácia pesar, essas coisas (ando vários quarteirões até a farmácia). Olha a fotinha do mamão com aveia e linhaça. Ficou uma delícia. Bem doce, não precisa colocar adoçante nem nada.





O Suco Acelerador I ficou uma delícia!!! Coloquei 1 laranja e 1 limão (apenas sem a casca) inteiros no liquidificador, bati com um pouco de água. Depois acrescentei a folha de couve e um pedaço de gengibre. Tentei tomar sem coar, mas não deu, ficou com muito bagaço... coei e ficou maravilhoso. Foto a seguir.



Suco sem coar.



Suco coado.


Olha que coisa mais linda a acelga! Tive que tirar uma foto pra mostrar pra vocês. Falei que era enorme... hehehe


No almoço, fiz as folhas de mostarda refogadas com um pouco de azeite e alho, por sugestão da Vania, obrigada! Mas coloquei um pouco de pimenta calabresa e ficou apimentadíssimooooo... Exagerei, hehehe. Sabe quando come algo muito forte e depois não sente mais o gosto de nada? Então, foi assim, hahahaha. Mas tava tudo gostoso. Ah, o frango eu temperei com um pouco de pimenta caiena e ficou uma delícia, suave, não ficou ardido.



Não tomei o Suco Acelerador II pois estava com um pouco de azia. Não foi por causa da alimentação de hoje... ontem já estava com um pouco, então a pimenta hoje contribuiu mais um pouquinho mais, hehehe.

Em relação a esse Suco II, a Miss Diet deu uma sugestão muito boa (obrigada amiga!): bater no liquidificador 1 caixinha pequena de água de coco, 1 rodela de abacaxi, hortelã, gengibre e pedras de gelo. Pode colocar também uma folha de couve (foi uma nutricionista que passou para ela essa receita, dizendo que a couve ajuda a dar saciedade). Bom né?

Em relação a atividade física, fiz meia hora de esteira e depois exercícios localizados. Fiz os exercícios daquela fita de vídeo da Adriane Galisteu, da Boa Forma. Alguém conhece? É bem antiga, mas muito boa a série, com exercícios bem conhecidos, dá uma canseira! Só não fiz a série de abdominal... =)

E hoje foi isso. Ainda teria que comer o abacate antes de dormir, mas dei uma olhada e ainda não amadureceu... fiquei sem o abacate... Mas também jantei tarde e não estou a fim de mais nada hoje.

Amanhã tem mais!!!!! Continuo muito animada, vamos lá pessoal, se alguém também estiver fazendo o Mini-Desafio, força aí!!! Vamos que vamos pois o primeiro dia já ficou pra trás, agora só restam 4!!!!!

OBS: acabei não fazendo as visitinhas nos blogs hoje... bateu a canseira gente... amanhã faço, vai ser um dia bem mais tranqüilo que hoje!!

Beijosssssssssss

Até agora está tudo certinho!
Bateu um pequeno desânimo depois do almoço (mas nada relacionado a dieta nem nada, coisas minhas mesmo, que nem eu sei explicar direito), mas já estou melhor. Vou fazer esteira e exercícios físicos agora. Depois venho colocar o que comi no dia, fazer minhas visitinhas e tudo o mais, beleza?!

Até!

Peso inicial do Mini-Desafio

VERGONHA!!!

75,0!
(+ 1,100 Kg)


Retrocesso total!!


Não vou ficar aqui dando desculpas por esse aumento todo de peso em menos de 1 semana, muito menos ficar me lamentando, mas para vocês saberem eu não tive nenhuma compulsão nesses dias, nenhum ataque fenomenal de gula, nada disso. Nada de TPM, de hormônios, de bipolaridade, de depressão... nada disso! Foi simplesmente comer a mais, sem grandes motivos por trás disso. Foi comer a mais no almoço um dia e comer no fast food no outro. Simples assim.

Então este é meu peso inicial do Mini-Desafio. Mas sem desânimo, muito pelo contrário! Estou mais animada do que nunca! Vou tirar de letra esse aumento e diminuir mais e mais! Tenho certeza.

Sabe por que? Porque eu me amo!!!! Eu valho muito a pena!!!!


Comprinhas light para o Mini-Desafio

Bom dia meninas e meninos!!!

Hoje pulei da cama cedo... bem cedo... (snif snif não consegui dormir 7 a 8 horas, dormi somente 6 hs, mas ta bom, hoje compenso). Tomei o copo de água com limão em jejum, estava super amaaaaaaaargo... acho que porque tinha acabado de escovar os dentes também, ui ui ui!

As 6:30 já estava na feira. Olha meu carrinho como ficou... hehehe, mesmo eu falando que a geladeira estava cheia né, mas é a acelga gigante ali que está ocupando metade do carrinho! Rsrssss



Olhem o que achei: mostarda em folhas! Nunca tinha visto muito menos comido. Vou experimentar!


Adorei todas que comentaram! Não tem problema nenhum em não participar do Mini-Desafio, pode ser que vocês se animem com algumas dicas e depois incluam na RA também. Fiz este Desafio porque senti que estava precisando de um gás.

E as que vão participar: muita força nesses 5 dias meninas! Vamos arrebentar!!!! No bom sentido, claro, hahahaha.

Agora vou na farmácia fazer a pesagem... Engordei de segunda-feira pra cá... acho que em torno de 1 kg, vamos ver...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Alimentos e Cardápio: “Final de Abril Turbinado”

Ufa, suei a camisa aqui pesquisando alimentos que podem acelerar o metabolismo e dar um “up” na dieta... Olha que coisa boa: em quase todos os lugares estão citados os mesmos alimentos... que bom, sem informações desencontradas fica mais fácil.

Nessa semana passou uma reportagem no Jornal Hoje da Globo (quinta-feira) sobre o assunto, ver no link. Pesquisei também em alguns sites e nas revistas Veja e Boa Forma, e todos são praticamente unânimes com relação aos alimentos que aceleram o metabolismo: café, chá verde ou branco, pimenta vermelha, guaraná em pó, vegetais fibrosos (mostarda, brócolis, acelga), frutas ácidas (como laranja, limão, abacaxi e kiwi), gengibre.

Um artigo que resume bem todas as informações é o seguinte:


"Como acelerar seu metabolismo comendo
O primeiro passo para a obtenção de um corpo definido e em forma é estimular o metabolismo para que as calorias provenientes da gordura corporal possam ser convertidas em energia. [...] É importante incluir na sua rotina atividades físicas e alimentos que vão potencializar ainda mais o metabolismo e fazer você emagrecer mais rapidamente. Alguns alimentos fornecem ao organismo menos calorias do que os que são usadas para a sua digestão e favorecem muito a perda de peso.
[...].

Conheça 7 alimentos de grande importância para sua dieta:
1.
Água: Pesquisadores
na Alemanha descobriram que beber água gelada acelera o metabolismo em até 30%. Além disso, água é um supressor natural de apetite que previne o inchaço porque elimina do organismo sódio e toxinas. Beber água em quantidade suficiente também irá auxiliá-lo a não confundir sede com fome.
.
2. Chá Verde: Estudos mostram que o extrato de chá verde estimula o metabolismo e colabora com a perda de peso. Alguns estudos sugerem ainda que o chá verde tem propriedades anticancerígenas e protetoras do coração.
.
3. Mostarda: Pesquisadores britânicos adicionaram 1/2 colher de chá de mostarda nas refeições de um grupo de pessoas e comprovaram que o metabolismo delas se acelerou em até 25%, especialmente nas três horas posteriores à ingestão.
.
4. Brócolis: Há muitos estudos afirmando que cálcio potencializa a perda de peso. Brócolis, além de rico em cálcio, é rico em vitamina C que estimula a absorção deste mineral. Também é rico em vitamina A, fibras e ácido fólico. Auxilia o emagrecimento e ainda reforça o sistema imunológico. Isso tudo com apenas 37 calorias a cada 100g.
.
5. Laticínios magros: De acordo com um estudo publicado na Obesity Research, laticínios podem acelerar a perda de peso. Pessoas que incluíram de 3 a 4 porções de laticínios na sua dieta de baixas calorias perderam significativamente mais peso do que aqueles que não incluíram. E essa diferença foi notada ainda que a quantidade de calorias/dia consumidas por estas pessoas fosse a mesma. Este poder está associado ao alto índice de cálcio e proteínas.
.
6. Carnes magras: Este famoso construtor muscular também é capaz de estimular seu metabolismo. Inúmeros estudos mostraram que proteínas potencializam o metabolismo, reduzem a gordura e constroem massa magra, provocando um maior consumo calórico. Para aumentar a dose de proteínas da sua dieta, o Whey Protein é excecelente. É uma proteína de grande valor biológico e indicada também para vegetarianos, já que é extraída do soro do leite.
.
7. Pimentas: Pesquisadores da Laval University, no Canadá, descobriram que incluir pimenta na alimentação acelera o metabolismo e diminui a fome psicológica. A sensação de que a boca está pegando fogo faz com que o cérebro inicie a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no organismo. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida.

Para acelerar ainda mais seu processo de emagrecimento, conheça algumas dicas importantes
:
- Frutas frescas, vegetais e sopas são excelentes opções para aumentar a saciedade, sem comprometer a sua cota diárias de calorias.
- Frutas, vegetais, cereais e alimentos integrais mantêm o sistema digestivo trabalhando. Neste processo, a insulina é liberada devagar e a taxa de açúcar no sangue fica estável. Isso permite um maior controle sobre a fome e inibe o organismo de estocar gorduras.
- Proteínas aceleram o metabolismo porque sua digestão faz o organismo consumir bastante energia. É importante a inclusão de uma fonte protéica em todas as suas refeições;
- Ainda não encontraram nenhum substituto para a combinação dieta saudável + exercícios. Portanto alimente-se bem e mexa-se sempre.
Fonte:http://www.marombapura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=895&Itemid=94


Em outro site:

"Segundo a nutricionista Flávia Ramos, não é tão difícil ajudar o metabolismo a funcionar: "Para acelerar o metabolismo o primeiro passo é comer de três em três horas. Assim seu corpo vai recebendo a informação e lembrando que deve trabalhar mais rapidamente. Quem acha que, para emagrecer, deve ficar horas sem comer está totalmente enganado. Comendo pouco e várias vezes ao dia os seus hormônios ficam controlados, você reduz o apetite para a próxima refeição, melhora a digestão, o funcionamento intestinal e ainda queima mais calorias".
.
Os alimentos termogênicos, ou sejam, aqueles que produzem mais energia para serem metabolizados do que o número real de calorias que eles possuem - como, por exemplo, a pimenta, o gengibre, o chá verde, a mostarda, a laranja, a cafeína e até a água gelada - ajudam a aumentar o metabolismo, mas somente eles não resolvem a questão. "Não existem alimentos milagrosos. Na verdade, a alimentação pobre em gorduras (que cansa o metabolismo), rica em fibras (que faz o processo de limpeza), fracionada em até sete refeições e equilibrada é que fazem esse efeito. Experimente comer mais frutas e verduras, líquidos (especialmente o chá verde), comer mais sementes e grãos."
Fonte: http://www.portalbrasil.net/reportagem_metabolismo.htm


E o sono também influencia? De acordo com a reportagem do Jornal da Globo:

“Dormir bem também é muito importante porque é durante o sono que é produzido o hormônio do crescimento, um dos responsáveis pela manutenção da massa muscular. Além disso, ele aumenta a queima da gordura abdominal.”
Fonte:http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1095818-16022,00-DIETA+EXERCICIOS+E+SONO+TRANQUILO+AJUDAM+A+EMAGRECER.html

Na Revista Veja é ressaltada a importância de dormir bem, de sete a oito horas por noite:

“A falta de sono afeta o funcionamento de hormônios associados ao ciclo da fome e saciedade. Durante o sono ideal, aumenta a síntese do hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. Ao mesmo tempo, baixa a produção de grelina, o hormônio do apetite.”
Fonte: Revista VEJA. Edição 2016, de 11 de julho de 2007.
.
.
.
.
.
Agora vamos as ações e cardápio do nosso Mini-Desafio:
.

Ações:
* Dormir bem a noite, de 7 a 8 horas.
* Tomar 2 litros de água/chá verde ou branco por dia, entre as refeições.
* Alimentar-se direitinho, tentando incluir alguns dos alimentos que aceleram o metabolismo.
* Caprichar na atividade física.
* Comer de 3 em 3 horas!!!

Cardápio:

Jejum: 1 copo de água gelada com 1/2 ou 1 limão espremido.
.
Café da manhã: 1 fatia de pão de forma com requeijão ou margarina, peito de peru ou charmant ou outra proteína magra, ½ papaia (ou 1 fatia grande de mamão ou 1 banana ou outra fruta) com 1 colher (sobremesa) de aveia e 1 colher (sobremesa) de linhaça moída, 1 xícara de café.

Lanche da manhã: Suco Acelerador I – 1 laranja, 1 limão, 1 lasca de gengibre, 1 folha de couve, adoçante.

Almoço: Arroz, feijão (ou lentilha ou grão de bico ou ervilha), frango grelhado (temperado com alho e pimenta), salada com alface, acelga, brócolis e tomate (se tiver, temperar com iogurte natural misturado com mostarda, ou só mostarda junto com outros ingredientes como limão, sal, azeite).

Lanche da tarde: Suco Acelerador II – 1 fatia abacaxi, lascas de gengibre, folhinhas de hortelã, adoçante.

Jantar: Sopa de legumes com frango (incluindo batata ou mandioca) OU salada completa com legumes e verduras e atum (ou ovo cozido ou outra proteína).

Ceia: 3 colheres (sopa) abacate com adoçante. Ou 1 iogurte light ou 6 amêndoas.

Um pouco antes da atividade física: 1 barrinha de cereal e 1 polenguinho, ou 1 banana ou 1 iogurte.


*

Meninas, é só um exemplo de cardápio, façam as adaptações que acharem melhor. Eu anotei coisas que tenho em casa, vejam o que for mais fácil e o que tem em casa também, tá bom? O importante é incluir os sucos pois tem as frutas ácidas e o gengibre; o café de manhã (que pode ser substituído por chá também); o copo de água com limão em jejum; brócolis no almoço ou jantar; alguma fonte de cálcio durante o dia também é importante; temperar a carne com pimenta!!! Não esqueçam da mostarda também, podem colocar na carne ou na salada (prefiro). Ah, e o abacate antes de dormir, se tiverem disponibilidade, incluam também! Ele ativa o hormônio do crescimento que age enquanto dormimos, potencializando a queima de gordura!

Não vamos cortar nenhum nutriente, vamos comer carboidrato a noite sim, porque não faz mal nenhum, principalmente se estivermos fazendo atividade física (por isso incluí ½ batata ou mandioca se for tomar sopa de legumes a noite). Só vamos tentar maneirar na quantidade durante esses 5 dias.

Seria interessante pesar amanhã antes do início, para depois poder comparar o desempenho (mas não é obrigatório, aliás nada é obrigatório, hahahah).

Espero que gostem e que sirva de motivação nesse nosso processo de emagrecimento!

Amanhã volto com meu peso inicial e as anotações do que for comendo durante o dia!
.
.
.
Update: eu tinha esquecido de colocar o copo de água com limão para ser tomado em jejum... já acrescentei ali em cima... Esqueci de comentar também sobre o chá verde ou branco!!! Quem tiver em casa, toma durante o dia!
.
Se não tiverem algum desses ingredientes "mais importantes", ainda dá tempo pra comprar amanhã! Eu mesma vou na feira amanhã cedinho, comprar gengibre, acelga, hortelã...
.
beijosssssss

Mini-Desafio: “Final de Abril Turbinado”

Pessoal, o mês de abril está quase no fim. Até agora eliminei menos de 1 kg nesse mês todinho... Pensando nisso, resolvi dar uma turbinada nesses últimos dias do mês, o que vocês acham?

Vão ser apenas 5 dias! Começando amanhã (sábado) indo até a quinta-feira pela manhã, quando pesaremos para conferir o resultado.

Algumas ações:
- Tomar 2 litros de água/chá por dia, entre as refeições.
- Comer de 3 em 3 horas, sem falta! Em pequenas quantidades.
- Fazer atividade física todos os 5 dias! (não é pra se matar, fazer o normal que se está acostumada, intensificando um pouco).
- Incluir alimentos “queimadores de gordura” ou “aceleradores do metabolismo”: vou pesquisar e fazer uma listinha.
- Evitar alimentos que “estufam”: idem anterior.
- Nada de refrigerantes, doces, frituras nesses 5 dias.
- Muita salada, legumes e frutas.

Hoje a tarde vou fazer uma listinha com os alimentos que citei acima, tentando elaborar um cardápio para os 5 dias.

A intenção é dar uma turbinada no metabolismo, também desintoxicando o corpo (já que vamos consumir alimentos com essa finalidade). Depois começamos Maio pegando um pouco mais leve (voltando a rotina de RA normal de cada uma).

Alguém se animou a vir comigo?

Chega de blábláblá!

Meninas, adorei os comentários, agora é ânimo renovado e compromisso reafirmado!!! Chega de blábláblá... hahahah.

O comentário da Dany mexeu comigo: cadê seus planejamentos semanais?”. Abandonei tudo né? Afffff. Obrigada amiga, por ter percebido isto, me fez cair na real. Não vou dar desculpa falando nos feriados ou qualquer outra coisa. Acho que fiz corpo mole mesmo... Foi mais ou menos isso que aconteceu: fiquei muito mal naquele dia (sexta-feira passada) e me apoiei nisso justificando minha falta de atitude positiva. Tipo assim: “ah to mal mesmo, então não preciso fazer nada direito, oh pobre de mim”.... affffffff. Que feio isso... vergonha...

Vou me organizar, planejar o cardápio para os próximos dias e pegar firme! Tenho verduras e legumes saindo pra fora da geladeira, de tanto que tem, hahahah. Tenho que comer né?! E também quero voltar a atividade física hoje sem falta!!!

Mais tarde eu volto, colocando minhas ações para a semana (que vai começar amanhã pra mim!).

Livros

Adorei as dicas da Mônica e da Valérie. Valeu meninas! Nossa, quero ler tuuuuuuudo de Stephen King, e vou começar pelas indicações de vocês!

Tento alternar as leituras: leio um de suspense, depois um romance ou infanto-juvenil, depois um auto-ajuda... algo mais ou menos assim, hehehe. Viram que agora estou lendo “Los Angeles” da Marian Keyes? É tipo aqueles livros ditos “de mulherzinha”, heheh. É da mesma autora dos livros Melancia, Sushi, Férias... Adoro! Depois conto o que achei.

Ah, e o livro de dieta da vez é “Dieta de South Beach”. Quando terminar de ler venho comentar com vocês.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Blábláblá, receita da esfiha e livro...


- Estou em altos e baixos direto (de ânimo, de vontade, de humor, de determinação...), mas tentando não atacar a comida.

- Não estou publicando no blog, mas continuo anotando todas as refeições.

- Faz dias que não faço atividade física... =(

- Faz dias que não tomo o chá branco... =(

- Resolvi me pesar não na próxima segunda-feira, mas na quinta, pois é o último dia do mês, encerrando abril.

- A receita e o modo de fazer da esfiha (tem o vídeo do programa) estão nos seguintes links: receita e vídeo. Não usei manteiga na massa, coloquei um pouco mais de óleo. No recheio, coloquei cebola e tomate “a olho”. Fiz também recheio de ricota (hummmm, ficou delícia! Os ingredientes a olho também: ricota, queijo ralado, salsinha).

KING, Stephen. Celular. Trad. Fabiano Morais. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.


Terminei o livro Celular, do Stephen King.

Eu nunca tinha lido nada desse autor, tão famoso e com tantos livros que viraram filmes, adorei! Nossa, fiquei impressionada em como o autor vai descrevendo situações e como fiquei envolvida com a história, muito mesmo! Não queria largar o livro por nada, hahaha.

Li várias críticas negativas do livro. Muitas pessoas não gostaram, acharam que se parece com um filme de terror mal feito... Puxa, mas eu gostei bastante dos personagens, da trama, do desenrolar das situações. Adorei! Quero ler mais Stephen King agora! Indico para quem gosta de suspense e terror.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dieta Nota 10


RIBEIRO, Guilherme de Azevedo. Dieta Nota 10: comer e emagrecer é mais simples do que se imagina. 5ª.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

Nesta dieta são atribuídas notas aos alimentos, sendo 1 nota para cada 2 calorias. É basicamente uma contagem de calorias, mesmo princípio utilizado na dieta dos pontos, por exemplo.

De acordo com o autor, emagrecer é uma questão matemática: se você ingerir mais energia do que gasta, o excesso é transformado em gordura; então para emagrecer deve ingerir menos e gastar mais. “Comendo a quantidade certa de todos os alimentos – inclusive os seus preferidos, não importando quais – você emagrecerá e aprenderá a se manter magro”.

Alguns pontos do livro:
- Pode-se comer de tudo e perder os quilos desejados. Tudo é permitido, desde que você não ultrapasse o número de notas que pode gastar em um dia.
- Comer errado é comer demais.
- Não existem alimentos bons e ruins. Existe equilíbrio ou excesso.
- O ideal é ingerir 50% de carboidratos, 30% de gordura, 20% de proteínas.
- Você queima aquilo que come, não importa a que horas come (comer a noite não engorda mais do que comer durante o dia).
- Tomar líquidos durante as refeições não engorda, apenas retarda o processo digestivo.
- Para emagrecer deve-se ingerir a cada 24 horas (não importando as horas em que se come):
* Mulheres até 1,60m: 450 notas/dia
* Mulheres entre 1,60m e 1,70m: 500 notas/dia
* Mulheres acima de 1,70m: 550 notas/dia
(homens aumenta em 5cm os limites e 150 notas a mais por dia)
- Se faz atividade física ao menos três vezes por semana, pode acrescentar 50 notas ao limite diário.

O livro é bem curto, escrito de forma simples, podendo ser lido em poucas horas. Não tem nenhuma informação bombástica ou inédita. É apenas mais uma forma de fazer dieta contando as calorias do que se come. Acho que pode ser interessante para quem está iniciando e não sabe direito por onde começar a dieta ou o quanto pode comer para emagrecer e tal.

Eu particularmente não gosto de contar nada, nem calorias, nem notas, nem pontos... Mas não digo nunca. Se mais pra frente perceber que estou emagrecendo pouco, acho que vou contar as notas (ou pontos ou calorias) para ver se estou comendo a mais e poder fazer ajustes.

Só não concordo quando o autor diz que emagrecer é simplesmente uma questão matemática: comer menos do que precisa e gastar mais. Não acho que seja só isso. Falo isso por comprovar na prática: em uma determinada semana fiz tudo absolutamente certo, comi pouco, fiz atividade física, tudo certinho, mas perdi bem menos peso do que em outra que me alimentei mal, comi coisas pesadas, não fiz exercícios, etc. Então acredito que não é simples matemática não, tem vários fatores envolvidos... tem nossos hormônios, tem o ciclo do mês em que estamos, tem o lance de se comer muito pouco o metabolismo diminui... enfim, “o buraco é mais embaixo”, hehehe.

Observação: assisti ontem no GNT o programa “Alternativa Saúde”, com a participação do autor desse livro, o Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro. Foi legal o programa, o autor abordou alguns pontos da Dieta. Ele está terminando seu segundo livro “Receitas da Dieta Nota 10”. Imagino que as receitas já virão com as contagens de notas. Espero que esse livro seja mais “bonito” que o primeiro, com fotos coloridas dos pratos, quem sabe (talvez para fazer um preço acessível, façam de forma menos caprichada mesmo...).

terça-feira, 21 de abril de 2009

Esfihas...

Oi pessoal!

Nesse feriado estou simplesmente comendo e dormindo... hahahah. Vou confessar... olhem a delícia que fiz ontem: esfiha! Ah gente, mas fiz exclusivamente porque meu namorado gosta, pra agradar ele já que vinha em casa (acreditaram né?! Kkkkkk, claro que foi pra ele também, mas quem tava com vontade era eu... hehehe).

Ficou simplesmente uma delícia! Foi a primeira vez que fiz, e me surpreendi como ficou gostoso. Meu namorado também adorou, ebaaa!

Ah, mas não briguem comigo, porque não exagerei. De verdade. Comi pouquinho, pra matar a vontade mesmo. Desde o dia da compulsão eu coloquei na cabeça que ia fazer esfiha, hahahaha... porque enquanto estava maus, passou no programa Receita Minuto uma receita... aí já era, deu muita vontade!
.

Na foto acima ainda cruas... na debaixo, já assadas....


Ronaldo Fenômeno!


Um tolo diretor do São Paulo deu uma declaração dizendo que o Ronaldo era um “ex-jogador”. Isso chegou aos ouvidos do Fenômeno. O que ele fez?

Fez show!

Arrasou no clássico, dando passe para o primeiro gol e fazendo o segundo, com um pique e ganhando do zagueiro do São Paulo.

É isso que ele faz. Ele supera adversidades, vence batalhas que muitos consideram perdidas (as lesões que sofreu e o deixaram afastado dos gramados), dá show de bola quando muitos o julgam ultrapassado e sem forma.

Tem alguém que duvida de você? Que acha que nunca vai emagrecer pois não tem força de vontade? Dizem que você é fraca?

Comigo sim. Que tal incorporarmos um pouco da garra do Ronaldo e “provarmos em campo” (com fotos, roupas lindas, etc)? Acho que a descrença de muitas pessoas pode servir de motivação para conquistarmos nossos objetivos. Vamos lá!

segunda-feira, 20 de abril de 2009


73,9!
(- 700 gramas)

Vivaa! Agora estou bem pertinho da minha primeira meta!!!!

Bom dia!

Hoje é dia de pesagem... to com medinho, mas fazer o que... tenho que encarar! Me pesei há 16 dias atrás, então está na hora, tendo engordado ou não.

Hoje vai ser a primeira vez que não vou me pesar em jejum... não teve jeito, já que estou acordando muito cedo (hoje as 5 hs) e só vou sair as 10:00 (pois tenho que ir no shopping que só abre a essa hora). Não dava pra ficar tanto tempo em jejum. Comi 1 goiaba e 1/2 mamão papaia, depois 1 xícara de café. Mas beleza, não dá nada.

Estou animada, mas de um jeito tranqüilo, sem loucuras hoje, hehehe.

Volto mais tarde com o peso!

domingo, 19 de abril de 2009

Bipolar? Tripolar!


Viram no meu post anterior, o tamanho do “Bom Dia”, com solzinho brilhando e tudo? Pois é, como eu mesma descrevi no post, parecia estar “ligada no 220”. Estava muito animada, com disposição pra sair dançando, cantando, pulando pela casa...

Só que aos poucos a situação foi mudando, fui ficando cada vez mais apagada, mais desanimada. A noite já estava me sentindo muito mal, muito triste, um desânimo sem fim. Até pensei que não escreveria mais no blog nunca mais (!!). Verdade!

Ah, e isso sem nenhum motivo aparente, nada aconteceu pra me deixar dessa maneira, nada mesmo. Veio do nada.

A noite, no telefone com meu namorado, mal conseguia falar. Disse que estava com sono. E realmente estava. Dormi cedo.

Acordei me sentindo da mesma forma. Mal. Não levantei da cama. Fiquei vendo TV. Aliás, levantei sim, claro, só pra ir no banheiro e pra comer!

E aí deu início a uma manhã dos horrores! Eu ia do quarto pra cozinha, sem parar, procurando coisas pra comer! Fiquei obsessiva, só pensando em comer, comer, comer. Comi um monte de coisas, até chocolate. Umas 10 e pouco da manhã, depois de comer bastante coisas, eu já queria almoçar!! Ai ai... Fiquei pensando em ir no McDonald’s... mas não fui, mais por falta de disposição em me trocar e sair de casa... Ah, não era fome, como a que eu senti esses dias depois do feriadão... nada de fome, era vontade de comer mesmo. Consegui diferenciar. Mas diferenciar não ajudou a aplacar a doideira.

Nessa manhã (que começou cedo, já que acordei as 4 da madrugada), senti toda espécie de compulsão, de falta de controle, associado a um desânimo, a uma angústia, uma tristeza... Pensava em como sou uma pessoa fraca, uma pessoa ruim, gorda, horrível, alguém que nunca vai conseguir nada na vida...

É, só esses pensamentos “alegres” que passavam pela minha cabeça. Foi uma “entrega total de pontos”. Me senti vencida. E ao mesmo tempo não estava nem aí pra nada. Parece contraditório né? E é realmente. Ao mesmo tempo que estava triste por me sentir vencida, pensava “foda-se” (desculpem a palavra).

E foi esse meu dia maravilhoso.

Depois a noite, aos poucos, fui me sentindo melhor. Nem sei explicar direito, mas é como se tivesse um véu em cima de mim (um véu de coisas ruins), e aos poucos ele foi saindo... Parei de ir pra cozinha, passou aquela vontade incontrolável de comer, pararam os pensamentos derrotistas e negativos. Voltou a esperança. Simples assim.

Ah, mas pude perceber claramente uma coisa: fiquei compulsiva e querendo comer o mundo APÓS ficar deprimida e triste, e não o contrário. Ou seja, não comi um monte e fiquei triste por isso. Primeiro veio a depressão, pra no dia seguinte vir a compulsão por comida. Acredito que essa seja uma diferenciação muito importante. Está claro que são principalmente as minhas emoções que levam ao descontrole alimentar e consequente aumento de peso.

Eu sei que o que senti não é uma coisa normal. Deve ser doença. Quase certeza que sou bipolar. Eu fui da euforia extrema a depressão profunda no mesmo dia! E não foi só dessa vez. Isso acontece direto comigo, algumas vezes menos extremo como agora, mas minhas oscilações são comuns.

Pensei muito se escrevia ou não essas coisas no blog. Já tinha decidido não escrever, por vergonha mesmo. Não é legal, mas fazer o que, isso acontece comigo. E já que afeta diretamente a dieta, não tem como eu não falar.

Depois de sexta-feira, eu sinceramente achei que não conseguiria voltar a escrever, pois achei que a dieta já era! E também pelo tanto de desânimo que estava. Mas me enganei, ontem tive um dia normal, sem oscilações, sem extremismos como sexta. E na calma, acredito novamente que “estou no páreo”, estou no ringue, a luta ainda não acabou!

quinta-feira, 16 de abril de 2009






Dormi super bem!!!! Viva!!!

Acordei hoje no maior pique, ligada no 220 volts!!! Dormi das 23:00 às 05:30, dando um total de 6 horas e meia! (a noite estou caindo de sono bem cedo... ontem nem pude ver o jogo do Timão... hehehe). Estou aumentando gradativamente, e está ótimo assim! Vamos ver como vou me sentir na parte da tarde de hoje, se não sentir todo o cansaço de ontem, posso dormir essa quantidade de horas numa boa. Acho que ajudou muito não ter tomado líquidos a noite, acordei naturalmente, sem a bexiga estar estourando como nos outros dias. Ah pessoal, eu acordo naturalmente mesmo, nada de despertador, porque não estou trabalhando e não tenho hora pra acordar (no final de semana vou contar um pouco mais sobre mim, porque não estou trabalhando atualmente, tá bom?).

Fiquei feliz pela minha vitamina ter feito tanto sucesso!!! Eu nem imaginava que vocês iam gostar tanto assim, hehehe. Olhem as fotos das farinhas e aveia que estou usando.


Comprei a aveia no supermercado e as farinhas em um tipo de “mini-mercado municipal”, heheh. Quanto aos valores: a lata de aveia custa por volta de R$ 3,00; a farinha de maracujá custou R$ 3,99 o pacote. Já a farinha de linhaça não lembro, comprei faz um tempinho, mas acho que mais ou menos o mesmo valor da de maracujá. No final desse post vou colocar uma reportagem da Boa Forma sobre a farinha de maracujá.

Dia de ontem
Se a vitamina de anteontem deu muita “sustança”, vocês não imaginam meu café da manhã de ontem!!!! Nossa, sustentou muuuuito. As 11 da manhã comi uma mexerica porque já tinha passado 4 horas do café, mas sem vontade nenhuma.

Então um conselho: pra quem sente muita fome de manhã, coma 1 ovo cedinho! De preferência ovo mexido com mais alguma coisa (pode ser tomate, queijo, presunto... milho ou ervilha também... ver o que tem na geladeira e colocar!).

Ontem fiz a esteira totalmente “arrastada”... Tem dias que não temos vontade exercitar, mas assim que começamos dá pique né? Mas ontem nadica de pique... Fiz arrastada do início ao fim... Só fiz mesmo porque tinha prometido exercitar.


Cardápio de Quarta, 15/04

Hoje comi:
06:45 – 2 fatias pão de forma com requeijão, 1 fatia queijo branco, 1 ovo mexido com ½ fatia queijo prato e 2 colheres cottage, 1 fatia tomate, 1 xic café
10:55 – 1 mexerica bem pequena (um pouco maior que uma bolinha de gude, hahahaha)
12:50 – 2 colheres de arroz, 1 concha de feijão, 2 pedaços de frango a passarinho, salada (alface americana, alface roxa, agrião, tomate, cebola roxa, repolho roxo, tofu) (Fotos)
16:15 – 1 barrinha de cereais
19:45 – 1 kafta, salada (foto abaixo)

Água: 1500 ml
Chá branco: 500 ml (8:00; 10:15; 15:00; 19:00)

Atividade física (17:00 h): 30 min esteira (a 5,0 km/h), 10 min bicicleta


As duas primeiras fotos foram o almoço e a terceira o jantar.

A seguir, uma reportagem que encontrei na Boa Forma sobre a farinha de maracujá.

"Maracujá (o bloqueador natural de gordura)

Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.


Gordura na mira
Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.


Menos toxinas
Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.


Modo de usar
O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).


Faça em casa
Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico. Veja como fazer.
• Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
• Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
• Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
• Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.


Nutrientes extras
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação."

FONTE:
http://boaforma.abril.com.br/edicoes/241/fechado/Dieta/conteudo_629.shtml?pagin=1

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sem fome
Ontem foi diferente de segunda-feira, não senti fome, ihuu! Hehehe.

Mas também, o lanche que fiz de manhã me sustentou de uma tal maneira, que achei que não ia querer mais nada o resto do dia! Heheh. Foi uma vitamina que fiz: 1 banana prata batida com leite e água (coloquei metade de cada... geralmente só faço com leite, mas quis experimentar misturar pra tentar diminuir um pouco as calorias já que ia encher de outras coisas ainda, hehe), 3 colheres de sobremesa de aveia, 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça, 1 colher de sobremesa de farinha de maracujá, adoçante. Ficou super grosso, da próxima vez vou diminuir a aveia, colocar só 1 colher. Comprei ontem cedo mesmo essa farinha de maracujá, li que é bom para eliminar gorduras, vamos ver se dá resultado. O sabor é bom. (Foto abaixo da vitamina)

Depois almocei bem também, arroz, feijão, etc. Tomei chá branco direitinho durante o dia. Mas a noite não estava com fome nenhuma. Comi 2 torradas e mais tarde 1 iogurte, pra não passar em branco e para acelerar o metabolismo. Foi tranqüilo.

Dormindo pouco
O ponto negativo é que não fiz atividade física... Não estava com disposição nenhuma. Olha a hora que acordei ontem: 3 da manhã! É, eu e meus problemas com o sono... Tinha ido dormir 0:30, aí acordei as 3 e não houve nada que me fizesse dormir mais... Resultado? Passei o dia igual um zumbizinho, hehehe. Na parte da manhã estava até que bem disposta, saí, andei bastante, fui em mercados e tal. Agora na parte da tarde estava podre. Fiquei me forçando a ficar acordada e não dormir de tarde, mas acabei dormindo um pouquinho (1 hora e pouco, nada que pudesse atrapalhar a noite). Mas não consegui fazer exercícios, não dava. Hoje eu faço.

Ontem dormi as 23:00 e acordei hoje as 4:00... Melhorou um pouquinho, já que dormi 5 horas seguidas... afffffffffffff

Tenho que parar de tomar líquidos depois das 18 horas, pra evitar ficar com a bexiga cheia e ter que acordar de madrugada, isso pode ajudar a dormir mais... Vou fazer isso hoje, vamos ver se melhora. E também vou tentar não dormir hoje a tarde novamente. Amanhã conto se consegui dormir igual gente a noite... Torçam por mim! Eheheh.



Cardápio de Terça, 14/04

Hoje comi:
06:30 – 2 fatias pão de forma com requeijão, presunto e queijo branco, café
09:30 – 1 copo de vitamina (1 banana prata batida com leite e água, 3 colheres de sobremesa de aveia, 1 de farinha de linhaça, 1 de farinha de maracujá, adoçante) - Foto
13:00 – 4 colheres de arroz, 1 concha de feijão, 2 pedacinhos de frango a passarinho, salada (alface americana, alface roxa, agrião, tomate e cebola roxa)
16:00 – 1 mexerica e 1 tangerina
19:15 – 2 torradas com requeijão
22:15 – 1 iogurte light

Água: 1000 ml
Chá branco: 500 ml (8:15; 14:00; 15:30; 19:00)

Atividade física: não fiz






Fiquei de colocar fotos do chá branco para a Monica, então aí vai. Viu como fica escurinho? Acho que não fica fraco não, será? (coloco 1 colher de sopa para cada 500ml de água).






segunda-feira, 13 de abril de 2009

Que fome!

Gente do céu, que fomeeeeeeeee é essa que senti hoje???

Acordei super cedo (5 da manhã... não consegui regularizar direitinho meu sono ainda). Pela primeira vez desde que comecei a dieta, fiz atividade física no período da manhã. Logo depois já senti meu estômago roncando... Tinha planejado almoçar lá pela 1 da tarde, mas umas 11:30 já não estava agüentando de fome...

De manhã tomei um energético, na esperança de ter bastante energia durante todo o dia e não sentir sono. Massssss, não foi bem como pretendia, e acabei dormindo a tarde... um monteeee... (por isso a diferença de horário entre o almoço e o lanche da tarde).

E agora a noite, já não estava agüentando de tanta fome de novo! Sei lá o por que disso. Mas pode ser pelos motivos: ter acordado muito cedo, ter feito exercícios de manhã, por ter comido sem controle por mais de 1 semana e agora o corpo reage com essa fome... Pode ser, sei lá, não tem importância saber o motivo, a questão é que estava com muita fome mesmo, diferente das outras semanas de RA que quase não sentia fome.

O resultado é que no jantar, repeti o cardápio do almoço (não era pra ter comido macarrão), mas tudo bem. Espero amanhã ficar com menos fome.

Chocolates. Esqueci de comentar sobre o assunto da Páscoa né? Então, eu e meu namorado estamos com uma sacola de chocolates aqui em casa (ele não mora comigo, mas deixou os dele aqui, pra comer no final de semana). Uma sacola beeem grandinha... Guardei na despensa, nem vou olhar pra cara dela... Talvez uns pedacinhos no findi, vamos ver... Não me faz tanta falta, só fico desesperada no período de TPM (só mês que vem agora, então sem desculpites, heheeh).


Cardápio de Segunda, 13/04

Hoje comi:
07:00 – 2 fatias pão de forma com requeijão, presunto e queijo branco, 1 energético
10:45 – 2 mexericas pequenas
12:45 – 1 prato macarrão com molho tomate e atum, salada (alface americana, alface roxa, agrião, tomate e cebola roxa)
18:15 – 1 banana
20:00 – Idem almoço (foto)
23:00 – 1 iogurte light

Água: 1500 ml (conto pelos números de garrafinhas de meio litro que bebo).

Chá branco: 500 ml (tomei 1 xic nos horários 8:50; 10:30; 11:30; 17:45)

Atividade física (9:00 h): 40 min esteira (a 5,3 km/h), 10 min bicicleta


Não sei se está parecendo na foto, mas foi muuuito macarrão pra um jantar... (o prato é grande), mas beleza, tudo certo, amanhã capricho melhor nas porções.

Voltei!

Voltei! Oba!!!

Espero que todos tenham tido uma FELIZ PÁSCOA!!!!!

Que engraçado, foram só alguns dias, mas parece que fiquei fora 1 mês! Foi uma delícia esse feriadão, aproveitei bastante, me diverti, descansei, dormi pra caramba. Ah, comi pra caramba também... hehehe. Algumas das coisas: sorvete, chocolate (muito), peixe (mas com muita batata e muito azeite...), pizza, frituras (kibe, batata, pastel de feira), cerveja, coca-cola (muita), guaraná (nada diet não, tudo normal...), pãooooooo, sobremesas... É, não controlei nem rejeitei nada.

Apesar de tudo isso, sinto não ter engordado muito. Por incrível que pareça, dei uma pesada na minha balancinha em casa e está nos 75! Fiquei muito feliz, pois prova que desde que comecei a dieta perdi pra valer quase 4 kilos, e mesmo com minhas variações de peso, foi pra baixo que o ponteiro da balança se estabilizou, ufa! É claro que se eu perder o controle de vez e voltar aos hábitos antigos, o ponteiro volta lá pra cima, mas isso não vai acontecer!!

Estou animadíssima pra voltar a rotina de antes. E sei que quando estou determinada dessa forma, ninguém me segura!

Não vou me pesar hoje na farmácia (que seria o dia determinado), vou deixar para a próxima segunda-feira, dia 20. No dia 03 de maio vou conferir minhas medidas, para comparar com as iniciais.

Então vamos aos meus planos para essa semana. Lembrando que já olhei e anotei tudo o que tenho em casa na geladeira, no freezer, na despensa, na fruteira... e logo após elaborei meu cardápio para essa semana, anotando ainda algumas coisinhas para comprar.

Ações para a semana:
- Comer o que planejei para a semana, evitar sair do cardápio. Observação: vou tentar comer moderadamente, mas não muito pouco, pois acho que meu metabolismo fica muito lento quando como pouquinho demais. Vou tirar algumas fotos.
- Anotar tudo o que comer e os horários.
- Comer de 3 em 3 horas.
- Tomar chá branco entre as refeições.
- Fazer atividade física de 3 a 5 dias na semana.
- Tomar 2 litros de água por dia (incluindo o chá).

Por enquanto é isso. Para essa semana está de bom tamanho eu seguir essas determinações. Aí na próxima segunda verifico o resultado na balança. Dependendo de como for, faço algumas alterações.

Vamo que vamo galera???

Sim!!!!!

Related Posts with Thumbnails